3 jogos, 3 vitórias, todas com 3 gols. Resultado: 3º lugar no Brasileirão. Esse é o saldo do Grêmio neste sábado por conta da vitória gremista por 3 a 2 em cima do Vasco em São Januário. Os gols foram marcados por Barcos, duas vezes, e também por Ramiro – um golaço de fora da área. Alex Telles, contra, e André anotaram para o Vasco.

Continua depois da publicidade

Esse número, 3, aliás, rompe com um outro que era ruim para o Grêmio. Há 20 anos não ocorria uma vitória gremista em cima do Vasco em São Januária. A desta noite, leva os gremistas para o G-3 do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. Será necessário secar o Coritiba, que pega o Corinthians fora de casa neste domingo, para poder permanecer nesta posição.

Agora as atenções tricolores se voltam para a Copa do Brasil. Na quarta, há a estreia da equipe na competição, já nas oitavas de final, ocorre diante do Santos, na Vila Belmiro. A volta ao Brasileirão é somente no outro sábado, em Brasília, contra o Flamengo.

2 a 1, com três gols do Grêmio

O título resume o que foi a primeira etapa. Apenas o Grêmio conseguiu marcar gols: dois a favor e um contra. O primeiro, aliás, ocorreu cedo, e com a ajuda de um velho conhecido dos gremistas. Cris furou em bola e deixou Barcos livre, aos seis minutos de jogo. O pirata ajeitou a bola, escolheu o canto e colocou os visitantes na frente.

Continua depois da publicidade

A partida, até então tranquila para o Grêmio, já que o Vasco não conseguia furar o bloqueio dos três zagueiros e dos três volantes escalados por Renato Portaluppi, complicou. Juninho cobrou falta e Alex Telles, na tentativa de cortar, retribuiu o favor que Cris fez no começo da partida. Gol contra e partida igualada.

Mas, se havia complicado, Ramiro tratou de descomplicar – e de forma magnífica. Aos 36, Kleber deu um passe despretensioso para o volante. Da intermediária mesmo o jogador chutou e viu a bola entrar no ângulo de Diogo Silva: 2 a 1 e vantagem para o único time que atacou e marcou gols na primeira etapa.

Gol cedo, tranquilidade e vitória

A segunda etapa começou igual à primeira. Não, não houve falha de Cris. Houve gol de Barcos. E de novo aos seis minutos. Desta vez ele fez tudo sozinho. Pegou a bola, trombou com um, dois, três zagueiros. O chute foi forte, foi no canto. Segundo gol dele, o terceiro do Grêmio: 3 a 1.

Esse gol cedo deu a tranquilidade necessária para os gremistas explorarem todo o nervosismo vascaíno em campo – reflexo das arquibancadas, com os torcedores vaiando o time o tempo inteiro.

Continua depois da publicidade

E assim foi. Um nervoso Vasco tentando, um tranquilo Grêmio se defendendo. Mas o sentimento dos vascaínos foram compartilhados com os gremistas. Isso porque André aos 41 min descontou e ofereceu nervosismo a todos até o final do jogo. Mas não teve jeito: a vitória foi tricolor.

CAMPEONATO BRASILEIRO – 15ª RODADA – 17/08/2013

VASCO 2

Diogo Silva, Fagner, Cris, Rafael Vaz e Henrique (Marlone, 21″/2ºT); Abuda, Wendel, Juninho e Pedro Ken (Montoya/intervalo); Eder Luis (Tenório/intervalo) e André. Técnico: Dorival Jr.

GRÊMIO 3

Dida; Werley, Rhodolfo e Gabriel; Pará, Ramiro, Riveros (Guilherme Biteco, 34″/2ºT), Souza (Matheus Biteco, 40″/2ºT) e Alex Telles; Kleber (Saimon, 45″/2ºT) e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Flávio Gomes Barroca (RN).

Continua depois da publicidade

Gols: Barcos (G), aos 6 min, Allex Telles (gol contra, em favor do Vasco), aos 24 min e Ramiro (G), aos 36 min do 1º tempo. Barcos (G), aos 6 min e André (V), aos 41 min do 2º tempo.

Cartões amarelos: Kleber, Gabriel (G); Tenório, Juninho (V)

Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro/RJ

Próximo jogo:

Copa do Brasil – quarta-feira – 21/03/2013

Santos x Grêmio – Vila Belmiro – 21h50min