Em menos de dois meses Santa Catarina registrou 45 mortes por gripe A. A informação é do último boletim divulgado ontem pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Sete mortes a mais em relação ao último relatório de 28 de julho.

Continua depois da publicidade

A nova lista aponta a morte de três mulheres – em Caçador, Criciúma e de outro estado, mas que estava em Santa Catarina – e quatro homens – em São Cristóvão do Sul, Blumenau, Palhoça e Herval do Oeste. Com isso, Blumenau registrou sua oitava morte pela doença este ano. Nas demais cidades, este foi o primeiro caso registrado.

A primeira morte deste ano por causa do H1N1 aconteceu em Itajaí – o único na cidade até agora. A vítima foi uma menina de dois anos que morreu no dia cinco de maio.

A criança chegou a ficar 14 dias internada no Hospital Infantil Pequeno Anjo. Em 2012, Santa Catarina já registra 534 casos de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1.

Continua depois da publicidade

Esta semana, por meio da assessoria de imprensa, a Dive anunciou que recebeu mais cem mil doses da vacina contra a doença. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Fábio Gaudenzi, esta nova remessa deve priorizar as pessoas com doenças crônicas.

Gaudenzi destaca a importância de as pessoas cumprirem os procedimentos da etiqueta da tosse que incluí cobrir a boca e o nariz com um lenço ao espirrar ou tossir e lavar as mão imediatamente.

::: Confira mapa com casos confirmados de infecção e morte por Gripe A

Visualizar Gripe A em SC em um mapa maior