Menos de 15 dias após a liberação da pesca da tainha, a Federação dos Pescadores de Santa Catarina contabiliza 160 toneladas – com previsão para chegar as 200 toneladas de peixe capturado até o final do dia -, o que já representa 37% de toda a safra do ano passado.
Continua depois da publicidade
Na noite de segunda-feira pescadores do Balneário Rincão, em Içara, comunicaram a pesca de 20 toneladas de tainha e na manhã desta terça-feira, em Jaguaruna, no sul do Estado, o lanço foi de 10 toneladas.
Segundo o presidente da entidade, Ivo Silva, geralmente o pico da pesca ocorre no mês de junho. Por isso a fartura do mês de maio já pode ser vista como prenúncio de boa safra.
Ele prevê que até o final do período de pesca a quantidade de peixe capturada seja 100% maior do que o registrado em 1012 (considerado nas colônias de pescadores como o pior dos últimos 10 anos, com a pesca de 425 toneladas de tainha).
Continua depois da publicidade
– O frio ajudou os pescadores. Até a noite, de Florianópolis para o sul do Estado, ainda vai dar muito peixe – acredita, Ivo Silva.
A pesca da tainha foi liberada no dia 15 de maio e se estende até 31 de julho.