Em meio ao processo de avaliações dos projetos do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville, a coordenação do Simdec é novamente alterada: sai Rodrigo Dippold, entra Simone Nascimento Silva. A exoneração de Rodrigo do cargo – que ele ocupava desde junho, quando a então coordenadora, Carla dos Santos, deixou a função – ocorreu na sexta-feira, 6 de novembro.

Continua depois da publicidade

Segundo o diretor-executivo da Fundação Cultural, Guilherme Gassenferth, a mudança ocorreu motivada pela necessidade de outro perfil profissional. Funcionário de carreira da Secretaria da Fazenda, Rodrigo retorna às atividades no órgão.

– Saio muito feliz em ter deixado pronta aquela que será a melhor Coletiva de Artista dos últimos tempos, uma banca de avaliação do Edital só com pessoas graduadas e de fora de Joinville, e ter conquistado o respeito dos artistas – afirmou.

Confira mais notícias sobre cultura no blog Orelhada

A missão agora está com Simone, que assume o Simdec a apenas sete semanas do fim de um ano tumultuado: além das mudanças na coordenação, todo o processo ficou atrasado, com as inscrições para o edital e o mecenato abertas apenas no fim de agosto.

Continua depois da publicidade

Entre os desafios propostos a ela pelo diretor-executivo está a publicação dos aprovados no Mecenato Municipal até dezembro, a tempo de os selecionados captarem recursos junto aos contribuintes de IPTU. Já o resultado e a liberação de recursos dos contemplados no Edital de Cultura tem poucas chances de serem divulgados ainda em 2015.

Com isso, não é surpresa que a lista de incumbências que Simone recebeu conte ainda com itens como “lançar o Simdec 2016 até março” e “organizar o setor”. Mas a nova coordenadora está confiante com a tarefa de “arrumar a casa” e já tem ideias para colocar em prática.

Uma delas é propor ao setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Joinville a criação de um cadastro no qual o usuário terá registrado documentos básicos para a inscrição no Edital e no Mecenato, como comprovante de residência e certidões negativas de débito, facilitando a inscrição.

– Da minha experiência como secretária do Conselho Municipal de Cultura, pude acompanhar as críticas e recomendações ao sistema, o que irá me auxiliar a atender cada setorial para o próximo Simdec – avalia.

Continua depois da publicidade