Com a chegada da primeira grande massa de ar frio, prevista entre esta quarta (28) e sexta-feira (30), São José se mobiliza para garantir os cuidados à população e aos animais. A previsão, segundo a prefeitura, é de temperaturas abaixo de 5°C na Grande Florianópolis, com sensação térmica ainda mais baixa por conta dos ventos intensos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Devido à baixa temperatura, o município intensificou as ações de acolhimento a pessoas em situação de rua, voltou a orientar sobre a importância da vacinação contra a gripe e reforçou os cuidados com os animais de estimação.

Como serão as ações de acolhimento

Para pessoas em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social mantém 46 vagas de pernoite e 50 vagas em casas de passagem, ativadas automaticamente em dias abaixo de 10°C.

Se todas as vagas forem preenchidas, e ainda houver demanda, a prefeitura abre um abrigo emergencial com mais 20 leitos provisórios no Centro Pop, funcionando das 19h às 7h, com janta, banho e café da manhã.

Continua depois da publicidade

Para animais de estimação e comunitários

A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) orienta tutores a ofere­cer abrigo aquecido, evitar banhos nos dias mais frios e manter vacinas em dia.

Outro item que precisa estar em dia, segundo Mônica Medeiros, diretora da Dibea de São José, é a vacinação do animal, e a visita regular ao veterinário. Ela destaca ainda que é aconselhável manter os animais em ambientes protegidos e aquecidos. Caso haja a necessidade de fazer o passeio com os cães, o ideal é que seja quando o clima esteja mais quente durante o dia.

— As roupinhas também são itens importantes para manter a temperatura corporal dos amigos de quatro patas. Por falar em roupas, é aconselhado também evitar tosas muito baixas. Os pelos do animal devem ser bem secos e ele não deve ser exposto ao vento — complementa.

Sobre os banhos, a equipe da Dibea aconselha a evitá-los. Mas, se houver necessidade, a orientação é dar banho em água morna e, em seguida, secá-los, sem expor os animais ao vento.

Continua depois da publicidade

Aos cães comunitários, a diretoria da Dibea, pede que a população estenda os cuidados aos animais em situação de rua, ou cães comunitários.

— Se você conhece ou ajuda a manter um cão comunitário no seu bairro, reforce a questão de ter casinhas próximas, com cobertas, para que estes cães não sofram com o frio. O mesmo vale para os cãezinhos nas ruas, providencie uma casinha, ou talvez, papelão com cobertores, para que os animais procurem esses ambientes para se abrigarem do frio.

Vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde reforça o chamado para que a população busque as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e se vacine contra a gripe.

A imunização está disponível gratuitamente para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Atualmente, o município alcançou cerca de 40% da meta de cobertura vacinal, e a preocupação com o agravamento de quadros gripais aumenta com a queda de temperatura.

Continua depois da publicidade

As 26 UBSs de São José seguem aplicando o imunizante de segunda a sexta-feira. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto e, se possível, carteira de vacinação.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Hospital bicentenário de Santa Catarina terá restauração na fachada histórica

Prefeitura de Joinville recebe relatório de comissão sobre população de rua, com 36 recomendações

Neve pode cair em SC a partir desta quarta-feira; veja a previsão