Os carros elétricos, que pareciam um futuro distante, já são realidade para muitos motoristas em Santa Catarina e são vistos com cada vez mais frequência nas estradas do país. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram vendidos 276 veículos no Estado, o que equivale a uma média de 4,5 veículos por dia, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No entanto, o mercado ainda enfrenta desafios, como infraestrutura de recarga.

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No país todo, foram vendidos 49.245 carros elétricos no ano passado — um crescimento de 40% em relação ao período anterior. O modelo mais comercializado no país em fevereiro foi o Corolla Cross, da Toyota. Atualmente as marcas disponíveis aos consumidores no país são Chevrolet, Renault, Fiat, Nissan, Kia, Jeep, Toyota, Volvo, Caoa Cherry, BMW, Lexus, Porsche, Audi, BYD, Land Rover e Ford.

Em Santa Catarina, foram vendidos 2.798 veículos elétricos em 2022. As cidades com a maior concentração de vendas nos últimos meses foram Florianópolis (17%), Balneário Camboriú (10%) e Joinville (8,6%).

SC é 3º estado com mais eletropostos

A infraestrutura de recarga é o maior empecilho atualmente para os motoristas que querem adquirir um carro elétrico, explica Bernardo Durieux, diretor executivo da Voltbras, empresa de Florianópolis que oferece um software de gestão de carregadores para as redes de recarga de veículos elétricos.

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— Embora cada vez mais as redes de carregamento estejam investindo em eletropostos, alguns trechos ainda estão descobertos dificultando longos deslocamentos. Além disso, muitos pontos de recarga, por serem gratuitos, acabam ficando abandonados e sem manutenção.

Para solucionar esse problema, mais empresas têm investido em criar infraestrutura de recarga. Santa Catarina já é o terceiro Estado com maior número de eletropostos do Brasil, com cerca de 230 pontos distribuídos, o que corresponde a 8% do mercado brasileiro, de acordo com dados da. ABVE.

São Paulo e Rio Grande do Sul ocupam os dois primeiros lugares, com 1.288 eletropostos (45,6%) e 286 (10%), respectivamente.

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Desafios e futuro do mercado

Além da infraestrutura de carregamento, o preço dos carros também é um empecilho para o crescimento do mercado devido a bateria, que compõe o maior custo dos veículos. No entanto, a tendência é que os carros fiquem mais baratos, com o aumento da produção.

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Um dos principais fatores para o crescimento da frota de veículos e o consequente barateamento, é o fato da União Europeia ter aprovado recentemente uma lei que vai proibir a venda de carros com motores a gasolina e a diesel até 2035.

Já as montadoras chinesas GWM e BYD planejam fabricar veículos elétricos no Brasil e adquiriram as fábricas da Mercedes em Iracemápolis (SP) e da Ford em Camaçari (BA), respectivamente. Com a produção em território brasileiro num futuro próximo, os carros tendem a ficar mais acessíveis no país.

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