Em alusão à campanha Agosto Lilás, que debate a conscientização sobre a violência de gênero, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, esteve em Joinville nesta segunda-feira (12), onde palestrou na abertura da XIII Jornada de Perinatologia, realizada pela Maternidade Darcy Vargas.

Continua depois da publicidade

No evento, realizado no Teatro Juarez Machado, Marilisa abordou o assédio sexual sob o ponto de vista legal, as formas de acolhimento e a escuta qualificada das vítimas. Em entrevista à CBN Joinville, ela comentou que além da segurança pública, a violência de gênero também deve ser tratada como um problema da saúde pública, trabalhando a prevenção.

— Estamos fazendo tratamento psicológicos com os homens em várias cidades, mas isso é um problema cultural. Temos que mudar esse pensamento que a mulher é de posse do homem, ele se sente dono da mulher. Mas só com o passar dos anos, ensinando nas escolas, repassando informações e fazendo palestras como hoje — disse Marilisa.

A vice-governadora também falou sobre o investimento público realizado recentemente para a construção das chamadas “salas lilás” nas delegacias catarinenses, que visa o acolhimento de mulheres vítimas de violência, sem a necessidade de elas aguardarem ou se exporem no ambiente geral das delegacias. 

Continua depois da publicidade

— Fizemos 32 salas e até o fim do ano devemos fazer mais dez. Nosso objetivo é que tenhamos as salas lilás nas delegacias de todos os municípios, para proteger e dar mais segurança e dignidade para essas mulheres — revelou Boehm.

Marilisa também destacou os trabalhos em conjunto do Governo do Estado com o Ministério Público, vagas de emprego para mulheres violentadas, orientações jurídicas para o processo de divórcio com o agressor e citou a Rede Catarina de Proteção à Mulher.

A Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas ocorre há 13 anos, e nesta edição destaca, além da violência de gênero, o apoio à amamentação, bancos de leite, método Canguru e outros assuntos relacionados ao aprimoramento do cuidado às gestantes. O evento termina nesta terça-feira no Teatro Juarez Machado, em Joinville, com inscrições gratuitas.