Usar o celular ao volante, infração de trânsito que vai ficar mais cara a partir de novembro, é ainda um comportamento comum no trânsito. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito de Joinville (Detrans), 2.405 multas foram emitidas por este motivo desde o começo do ano, o que resulta em uma média de cerca de 16 flagrantes por dia. E poderia ser muito mais. Nesta semana, a reportagem de “AN” dedicou 20 minutos de uma manhã para prestar atenção no comportamento dos motoristas e contou 13 pessoas usando o celular ao volante: sete estavam escrevendo, cinco com o telefone no ouvido e um usando o fone e o microfone para se comunicar.
Continua depois da publicidade
A observação foi feita em dois pontos movimentados do Centro de Joinville: na esquina da rua 9 de Março com a João Colin e na esquina da Abdon Batista com a Procópio Gomes.
Se você costuma dar aquela olhadinha para ver ser chegou alguma mensagem, postar fotos e até filmar e conversar, saiba que, além de ser punido com uma multa de grau gravíssimo pela legislação de trânsito, você estará sujeito a uma segunda punição: uma multa de pelo menos R$ 293,47. O valor pode ser multiplicado por cinco se houver mais situações de risco associadas.
Um estudo norte-americano aponta que essa atenção transferida do trânsito para o celular aumenta em 400% a possibilidade de acidentes. A distração faz as pessoas desviarem o olhar do trânsito em média 23 segundos. Faça o teste: se você costuma usar o celular, tente lembrar de detalhes do trajeto. É provável que haja verdadeiras lacunas de percursos inteiros em sua memória. Foi onde você dirigiu muito mais orientado pelo instinto do que pela técnica. Para se ter uma ideia, usar celular enquanto dirige agora é considerado um comportamento tão ruim quanto guiar sob efeito de drogas e álcool.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o Código de Trânsito proíbe o uso do telefone celular desde 1997, mas parece que o hábito só aumenta. Há quatro anos, numa primeira revisão da legislação, a multa passou de leve para grave. Agora, de grave para gravíssima.
A punição para quem usar o sistema de viva voz ou o bluetooth, tecnologia que vem ganhando espaço porque o motorista não precisa tirar as mãos do volante, ainda é dúvida entre juristas. O texto da legislação diz apenas “utilizando-se de telefone celular”, não importando como o motorista o esteja fazendo. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, o infrator tem o direito de recorrer caso seja multado usando esses dois sistemas, mas não existem casos concretos ainda. Ou seja, os casos em que os motoristas acabam multados ocorrem quando ele realmente está com o telefone na mão ou os fones de ouvido.
