Não só de esmaltes se faz um nail bar. Como o próprio nome sugere, esses lugares são planejados para serem mais do que um espaço de beleza. O cardápio inclui drinques elaborados, petiscos e uma variedade de esmaltes de enlouquecer qualquer mulher.

Continua depois da publicidade

O ambiente também é cuidadosamente planejado: poltronas confortáveis, música ambiente, iluminação aconchegante – tudo para as clientes sentirem-se em casa.

A ideia surgiu na Europa e nos Estados Unidos, quando alguns empresários com ótimo senso de oportunidade perceberam o potencial que um salão de manicure ganharia se fosse repaginado e transformado num local onde a mulherada pudesse ir após um dia exaustivo de trabalho, por exemplo, beber drinques saborosos, papear com as amigas e, claro, fazer as unhas.

A ideia proliferou e desembarcou no Brasil em meados de 2012, principalmente nas grandes capitais do País.

Continua depois da publicidade

A reportagem foi conhecer os nail bars inaugurados recentemente em Joinville para mostrar como eles fizeram do ato de fazer unha um momento bem mais divertido. Pois é, as idas semanais à manicure agora ganharam mais pompa.

Esmalteria com toque gastrônomico

A prateleira que se estende de uma parede a outra, instalada diante de uma bancada vermelha com cadeiras pretas onde as clientes fazem as unhas, acomoda centenas de vidrinhos coloridos de esmaltes, nacionais e importados. São mais de 500 tipos, comenta uma das proprietárias da Esmalteria Prime, Aline Graziele Arriola.

Do outro lado da sala, sobre um tablado de madeira, poltronas estão estrategicamente localizadas em frente a cubas para quem aguarda o atendimento da pedicure. Cada detalhe da decoração foi pensado para transmitir o conforto e a sofisticação que as sócias Aline e Sandra Martins Garcia imaginavam quando conceberam o nail bar aberto oficialmente em outubro de 2013.

Continua depois da publicidade

– Queremos que nossos clientes sintam-se à vontade aqui, em um ambiente bonito e aconchegante. Oferecemos aquilo que sempre buscamos: estilo e qualidade – afirmam as sócias.

Os comes e bebes que as clientes podem provar na Esmalteria ficam por conta da Tree Bruschetteria, instalada no mesmo local e que funciona a partir das 18 horas, mas as manicures do nail bar começam a atender às 8h30 de terça a sexta-feira, e a partir das 8 horas aos sábados.

Além da esmaltação simples, unhas kids, francesinha, adesivos, spa dos pés, unhas de porcelana, gel e fibra também estão entre os serviços oferecidos no quesito unha. Já no quesito bar, o espaço também pode ser reservado para uma comemoração mais intimista entre amigas, por exemplo.

Continua depois da publicidade

– Já fizemos aniversário infantil aqui com um grupo de meninas. Nesse caso, podemos receber até 15 pessoas – explicam Aline e Sandra.

Brindar a beleza

Há quase um ano, o salão de Jack Simonéia ganhou um atrativo extra. Inspirada pelo conceito de nail bar que via surgir em outras cidades, ela viajou até São Paulo para saber mais sobre o funcionamento deste tipo de negócio e voltou cheia de ideias para colocar em prática aqui em Joinville.

Contratou uma arquiteta para avaliar o espaço disponível no salão e, depois de dois meses, inaugurava o ambiente onde as clientes podem se encontrar, bater um papo e tomar um drinque.

Continua depois da publicidade

Para montar o nail bar, foram criadas cabines individuais para garantir mais privacidade, foi instalado som ambiente e a sala foi decorada com tons claros. As manicures ainda receberam treinamento para aperfeiçoar a técnica e aprenderem novos tratamentos.

– Fazer unha é uma experiência sensorial, por isso, o lugar tem que transmitir sensação de relaxamento e bem-estar, além de descontração – opina a proprietária.

Naquele espaço, além da grande variedade de esmaltes, são oferecidos tratamentos nutritivos para as unhas, nail art, alongamento com unhas de porcelana, spas para mãos e pés e tem, inclusive, uma linha com produtos naturais para o público vegano.

Continua depois da publicidade

– O objetivo é motivar a mulher a se valorizar, ensiná-la a revelar a beleza dela. A gente explica quais cores combinam com o tom de pele dela, se cores quentes ou frias, por exemplo – explica Jack.