A governadora Daniela Reinehr veio a Joinville e, em sua primeira visita, participou da reunião do grupo de trabalho dos projetos do Eixo de Desenvolvimento Norte de Joinville com o prefeito Udo Döhler e a diretoria da Associação Empresaria de Joinville (Acij), nesta segunda-feira (9). A governadora em exercício cumpriu agenda no Norte do Estado, depois de passar por Jaraguá do Sul e inaugurar uma escola em Guaramirim.
Continua depois da publicidade
Durante a reunião em Joinville, que contou com a participação dos secretários de Infraestrutura, Thiago Vieira, e de Desenvolvimento, Rogério Siqueira, foi determinado que na próxima segunda-feira (16), o presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, entregará os projetos executivos de três das cinco obras do Eixo de Desenvolvimento Norte: o elevado da duplicação da Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister; a abertura do Eixo K; e a abertura da Almirante Jaceguay.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O secretário da Fazenda, Paulo Eli, que participou por videoconferência, reiterou que o Estado está reservando recursos para o viaduto, para o orçamento ainda de 2020. Os recursos das demais obras serão reservados para 2021 e 2022 porque os prazos de execução são de 12 a 24 meses.
— Nossa prioridade é investir em infraestrutura para evitar gargalos de desenvolvimento de Santa Catarina — afirmou Paulo Eli.
Continua depois da publicidade
— Quatro por cento do PIB do Estado passa pela Hans Dieter Schmitd. Há uma obra sendo realizada lá agora, que é a duplicação dela e da Edgar Meister. O sistema previsto era uma rotatória com semáforo, mas sabendo que isso não iria funcionar e iria causar mais problemas de mobilidade e paralisação de caminhões — salientou o presidente da Acij.
Ele explica que o comitê começou a construir a operação deste novo projeto com o Governo do Estado, tirando o sistema de rotatório e incluindo um elevado duplicado para atender a necessidade de fluidez do escoamento da produção das indústrias da zona industrial norte e a chegada de matéria-prima. Além disso, está prevista a abertura do Eixo K (que liga a Hans Dieter Schmitd com a rua Dona Francisca); a duplicação da Dona Francisca, do trevo do tecelão (na frente da Döhler) até a Estrada da Ilha; a abertura da Avenida Almirante Jaceguay e a revitalização da avenida Edmundo Doubrawa.
> Joinville vai ganhar loja de atacados com fechamento do supermercado BIG
Inauguração de escola e promessa para trecho estadual da 280
No início da tarde, Daniela Reinehr e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, inauguraram o Centro de Educação Profissional (Cedup) Perfeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim. A construção da unidade teve investimento de R$ 10,1 milhões e marca o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante para os alunos de ensino médio e também para a população da região.

– A comunidade esperou muito por essa obra extremamente importante e especial para a região. Para os jovens vai agregar muito em valor em vivência e conhecimento. Toda vez que conseguimos investir em educação, toda vez que temos a oportunidade de incentivar, capacitar, fomentar e levar um ensino de qualidade é muito gratificante. Isso não é um gasto e sim investimento de um futuro cada vez melhor — disse a governadora.
Continua depois da publicidade
A infraestrutura do Cedup tem 12 salas de aula, bloco administrativo, auditório, ginásio de esportes, refeitório e biblioteca. Também conta com sete laboratórios equipados, sendo dois específicos para área técnica, que poderá atender até 1.500 alunos de ensino médio, cursos técnicos e cursos profissionalizantes, os quais poderão ser abertos para população.
Mais cedo, às 10h15, ela participou de uma reunião com os empresários de Jaraguá do Sul na Acijs. Ela afirmou que “há um compromisso do governo” em licitar, ainda em 2020, obras do elevado nas imediações da antiga empresa Mannes e na chamada Ponte do Portal, no limite entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, constantes da duplicação do trecho estadualizado da BR-280.
A governadora garantiu que mesmo com a situação da saúde e com demandas que o enfrentamento à Covid-19 impôs ao Estado, nenhuma obra em andamento será interrompida.