Líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor, Ailton Krenak estará presente na abertura da Feira do Livro de Joinville 2024, nesta quinta-feira (6), para debater sobre “A diversidade linguística do Brasil”. A palestra inicia às 19h, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Este é o segundo ano seguido que Krenak participa da Feira. Na edição de 2023, o autor também esteve presente. Neste ano, aceitou o convite de retornar para conversar com o público com diálogos que provocam reflexões sobre o futuro da humanidade.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— Fico muito feliz de estar em Joinville de novo. Fiquei maravilhado como mobilizam as crianças, é uma visitação intensa da “meninada”. Aqui não é só vender livros, é uma experiência de contato com a comunidade e valorização da cultura local — afirmou.

Continua depois da publicidade

Veja outros autores confirmados na Feira do Livro de Joinville

Na 20ª edição, Ailton Krenak, além de participar da Solenidade de abertura, deve debater com o público presente sobre as línguas faladas no Brasil. Em 2010, o Censo contabilizou 274 línguas indígenas atualmente no Brasil – os números do Censo 2022 ainda não foram divulgados.

— A cultura indígena depende da persistência dos idiomas indígenas, se perder a gente vai ter muito pouco para contar para vocês. A língua é esse dispositivo maravilhoso que nenhuma inteligência artificial pode substituir. Eu não conto fábulas, eu conto verdades — disse.

Krenak é o primeiro escritor indígena a ser empossado como imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL). Publicou 11 livros, alguns deles já traduzidos para 19 países, como “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, “Ideias para salvar a humanidade”, “Futuro Ancestral” e “O amanhã não está à venda”.

Continua depois da publicidade

O autor é destaque do primeiro dia de programação da 20ª Feira do Livro de Joinville. O evento acontece entre os dias 6 e 16 de junho. A entrada é gratuita.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Piloto mineiro que morreu em queda de avião em SC fazia voos há 28 anos

Confira tudo o que se sabe sobre o método que vai ajudar no combate à dengue em Joinville

Veja como fazer a cuca de banana com cerveja, finalista do Festival de Cucas 2024