Teve um pouco de tudo! Em jogo com direito a virada e empates, pênaltis, muitos gols e também impedimentos, Joinville Esporte Clube (JEC) e Figueirense empataram em 2 a 2 no clássico disputado na noite deste sábado (2) na Arena Joinville. Com o resultado, o Gigante do Estreito mantém a invencibilidade e a liderança no Estadual, com quatro vitórias e dois empates em seis jogos, enquanto o JEC continua sem vencer e vê crescer o risco de entrar para a zona de rebaixamento.
Continua depois da publicidade
Sob chuva forte e vento, o jogo teve um clima diferente dentro e fora de campo. Além dos três pontos, estava em disputa um tabu de 11 anos: desde janeiro de 2008 a equipe joinvilense não perdia em casa para o Figueira – de lá para cá, até este sábado, foram 19 jogos de invencibilidade para o JEC como mandante, sendo 11 vitórias e oito empates computados.
Outro elemento distinto foi o reencontro do Tricolor com Hemerson Maria, hoje técnico do time da capital, mas responsável por dar o clube do Norte catarinense seu maior título, a conquista da Série B de 2014. Antes do jogo, a diretoria do JEC entregou uma placa a Hemerson, em homenagem ao título conquistado há cinco anos.
Passados os 90 minutos do duelo, o Joinville manteve o jejum de vitórias do Figueirense na Arena, mas com o empate continua sem vitórias. Em seis jogos, este é o quinto empate do clube do Norte de Santa Catarina, além de uma derrota. O JEC soma cinco pontos, dois acima do Metropolitano, 9º colocado e o segundo time na degola, que ainda joga neste domingo contra o Marcílio Dias. Já o Figueira entrou em campo com 13 pontos determinado a manter a boa sequência e recuperar a liderança, depois que a Chapecoense conseguiu ultrapassar a equipe temporariamente ao vencer o Hercílio Luz por 2 a 1 e chegar aos 14 pontos. E conseguiu, o Alvinegro ganhou um ponto e voltou para a liderança, superando o Verdão do Oeste no saldo de gols: 5 a 4.
O marcador foi aberto pelo JEC aos 10 minutos pelos pés de Nathan Cachorrão. Três minutos depois o Figueirense igualou de pênalti, com Alípio, que mais tarde virou o placar aos 36 do primeiro tempo. Sem se abater, o Joinville manteve o ritmo e conseguiu empatar novamente aos 15 minutos da etapa final, com Hugo Almeida, também de pênalti. Outros dois lances do Figueira chegaram a balançar a rede, mas a arbitragem anulou os gols.
Continua depois da publicidade
Pela 7ª rodada do Catarinense, o Figueirense recebe em casa, no Orlando Scarpelli, o Hercílio Luz, às 17 horas de sábado (9). Já o JEC viaja até Itajaí e encara o Marcílio Dias, às 19 horas de domingo (10), no Estádio Doutor Hercílio Luz.
Como foi o jogo:
O jogo começou quente para os dois lados na noite deste sábado na Arena Joinville. Logo aos três minutos, o Figueira chegou bem, mas pecou na posição de Matheus Lucas, que marcou e teve o gol impedido. Aos 10’, o JEC respondeu com Nathan Cachorrão, que, em jogada individual roubou a bola no centro do campo, driblou três marcadores e balançou as redes pela primeira vez no clássico. Menos de quatro minutos depois, o Figueirense igualou o placar ao converter um pênalti com Alípio aos 13 minutos, depois que a zaga do JEC tocou a mão na bola.
Na sequência, o Figueirense insistia nas laterais e garantia boas jogadas. Já o Joinville mantinha a mesma batida no contra-ataque e chegou a reclamar um pênalti aos 20 minutos, não visto pelo juiz. Em uma das jogadas, Nathan Cachorrão levou cartão amarelo ao provocar falta em Yuri no meio do campo. Yuri aos 31’ também recebeu cartão amarelo.
A igualdade entre as equipes foi quebrada depois de uma sequência de investidas a gol feitas pelo Alvinegro. Aos 33 em uma jogada ensaiada, o Figueirense teve o segundo gol anulado em um lance polêmico, em que a bola sobrou para Matheus Lucas, ele marcou, mas o juiz entendeu que ele estava a frente do zagueiro Luan do JEC. Já aos 36’, o time da capital virou o placar através de um chute rasteiro de Alípio. Depois do gol, o Joinville não baixou a guarda e seguiu pressionando no ataque, mas não conseguiu balançar as redes. Fim do primeiro tempo, Joinville 1 x 2 Figueirense.
Continua depois da publicidade
No segundo tempo o Figueirense voltou firme, mas quem levou a melhor foi o Joinville. A equipe do Norte catarinense voltou a balançar a rede aos 15 minutos e empatou novamente a partida. O triunfo veio com um gol de pênalti marcado por Hugo Almeida. Houve queda de luz e interrupção da partida por alguns minutos, depois dessa jogada. A partida foi retomada, mas nenhuma das equipes conseguiu alterar o placar.
FICHA TÉCNICA – Joinville 2 x 2 Figueirense
JOINVILLE: Jefferson; Marlon (c); Luan; Tiago Costa; Arêz; Leandro Bulhões; Clécio (Robert); Caique; Caxito (Daniel G); Nathan Cachorrão; Hugo Almeida (Grampola). Técnico: Zé Teodoro.
FIGUEIRENSE: Denis; Kauê; Alemão; Pereira; Matheus; Zé Antônio (c); Betinho; Patrick; Alípio (Guilherme); Yuri (William Popp); Matheus Lucas (Rubens). Técnico: Hemerson Maria.
GOLS: Nathan Cachorrão, aos 10’ do 1ºT; Hugo Almeida, aos 15’ do 2º T (J). Alípio, aos 13’ e aos 36’ do 1º T (F).
Continua depois da publicidade
CARTÕES AMARELOS: Nathan Cachorrão, aos 16’ do 1º T; Daniel Gonçalves, aos 11’, Tiago Costa, aos 36’, e Grampola, aos 46’, do 2º T (J). Yuri, aos 31’ do 1º T; Kauê, aos 17’ do 2º T (F).
CARTÕES VERMELHOS: Nenhum
ARBITRAGEM: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Gianlucca Perrone de Vasconcelos e Jocarha Markel Hannibal.
PÚBLICO E RENDA: 2.643 pessoas, para renda de R$ 12.654,00
DATA E HORA: 19h de domingo, 2 de fevereiro
LOCAL: Arena Joinville