A experiência venceu a garra neste sábado no ginásio Gabriel Collares, em Itajaí. O primeiro jogo da semifinal da Liga Nacional de Handebol masculino entre Itajaí e Taubaté terminou com vitória dos paulistas por 36 a 24. Com o resultado, eles levam a vantagem para o próximo jogo, marcado para quarta-feira, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O jogo começou nervoso e a ansiedade acabou atrapalhando os atletas itajaienses que viram a equipe de Taubaté dominar o placar. Foi Itajaí quem abriu o marcador, mas o terceiro gol só veio depois dos 10 minutos de jogo quando a vantagem dos paulistas já era de seis gols.
No fim do primeiro tempo a equipe da casa reagiu e a torcida foi no embalo – o ginásio cheio vibrava com cada jogada e empurrava o time em busca da vitória. A empolgação não adiantou muito e a primeira etapa encerrou com o saldo de 19 a 10 para Taubaté.
A segunda etapa começou com o time de Itajaí melhor. Com a defesa avançada, eles conseguiram conter a experiência e força dos atletas de Taubaté – bicampeã da Liga Nacional e com jogadores de Seleção Brasileira. Por alguns minutos a estratégia surtiu efeito e Itajaí avançou no placar. Faltou fôlego para manter o ritmo até o final e a equipe visitante se recuperou. O jogo acabou em 36 a 24.
Continua depois da publicidade
O técnico de Itajaí, Silvio Rodrigues, diz que sabia que a partida não seria fácil pela estrutura econômica e pelo nível dos jogadores adversários. A partir de agora, ele vai seguir outra estratégia e apostar em uma defesa mais avançada.
– Somos uma equipe em ascensão, a diferença é a questão financeira. Mesmo assim estamos muito contentes de estar em os quatro, já foi um resultado histórico – afirma.
Jogador de Itajaí é o goleador da partida
Fernando Pacheco (6) e Lucas Candido (5) foram os nomes que mais marcaram para a equipe de São Paulo. O goleiro Rick também foi responsável por segurar o ataque da casa na primeira etapa. No entanto, foi Itajaí que teve o goleador da partida: Cristiano da Silva marcou sete gols.
Continua depois da publicidade
– Foi um jogo muito pesado contra uma equipe experiente e muito forte. Hoje estava num dia bom, fico feliz por ter sido o goleador, mas triste com o resultado. Agora é cabeça pra frente, vamos fazer o possível para tentar reverter _ observa o atleta.
Lucas Leal também exaltou o trabalho da equipe, mas disse que a experiência dos paulistas pesou no resultado. Para ele, os jogadores devem tirar proveito da partida e aprender com os erros.
– Somos um grupo novo, que está crescendo. A ansiedade pesou no início, mas foi um jogo bom, nos esforçamos bastante e vamos levar como aprendizado. No próximo jogo temos que tentar surpreender – avalia.
Continua depois da publicidade
O técnico da Seleção Brasileira de Handebol, Jordi Ribera, também acompanhou a partida e elogiou o desempenho da equipe itajaiense:
– Tem que dar parabéns a Itajaí pela temporada. Está fazendo um grande trabalho com as categorias de base e a equipe nacional. Estar na semifinal é um prêmio a esse trabalho. A equipe de Taubaté tem muitos jogadores de Seleção, com muita experiência. Itajaí nos primeiros 15 minutos perdeu algumas bolas e deixou os adversários pegarem uma distância no placar. Depois o jogo se igualou um pouco, mas essa diferença foi difícil recuperar – avalia.