O último desafio em casa, no Ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo, foi o mais difícil para a seleção brasileira masculina de vôlei. Em jogo disputado e cheio de provocações, o Brasil venceu a Polônia por 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 25/17, 23/25 e 25/23.

Continua depois da publicidade

Com o resultado, a equipe de Bernardinho tirou os poloneses do topo e assumiu a liderança do Grupo B da Liga Mundial de vôlei.

A próxima partida da seleção será contra o Canadá no dia 15 de junho, em Tampere, na Finlândia.

O jogo

O primeiro ponto do jogo foi polonês, com o capitão Mozdzonek, pelo meio. Wallace atacou na saída de rede e marcou o primeiro ponto do Brasil. O jogo seguiu equilibrado e, com saque potente, Sidão deixou tudo igual em 4/4. A diferença no placar era de apenas um ponto no primeiro tempo técnico: 8/7. O jogo seguiu disputado. Ace de Murilo e o Brasil passou à frente em 11/10. A Polônia buscou e, quando fez 13/11, Bernardinho pediu tempo. Mais uma vez, os poloneses comandaram o placar na segunda parada técnica (16/14). No bloqueio de Sidão, o Brasil empatou em 16 pontos. E novamente no bloqueio, desta vez com Bruno, a equipe verde e amarela assumiu o comando do marcador: 17/16. Mais um ace de Sidão e o Brasil fez 22/19. Com Kurek, a Polônia virou o jogo (23/22). Mas o Brasil buscou e venceu por 26/24.

Continua depois da publicidade

O Brasil começou embalado e fez 3/1 no início da segunda parcial. A equipe de Bernardinho seguiu melhor e fez 8/5 na primeira parada técnica. No ace de Dante, os brasileiros aumentaram ainda mais a vantagem (9/5) e o treinador da Polônia, Andrea Anastasi, pediu tempo. Com certa tranquilidade, o Brasil abriu cinco de vantagem: 12/7. Dante pontuou pela entrada de rede e o time brasileiro marcou 16/13 no segundo tempo técnico. O Brasil seguiu superior e, ao fazer 19/14, Anastasi parou o jogo novamente. Em boa sequência de saque de Lucão, a equipe brasileira imprimiu um ritmo forte e no ace do central chegou a 22/15. O bloqueio duplo de Murilo e Sidão ampliou a diferença a favor do Brasil. No ataque de Murilo, a equipe verde e amarela venceu por 25/17.

O terceiro set teve um início disputado, com as equipes empatadas em quatro pontos. Uma diagonal curta de Wallace deixou o placar igual também em 5/5. Kubiak atacou pela entrada de rede e levou a Polônia em vantagem para o primeiro tempo técnico: 8/7. Na volta, o bloqueio de Sidão deixou o marcador novamente igual. Thiago Alves atacou e o Brasil fez 11/10. As equipes seguiram disputando ponto a ponto e empataram em 14/14. Na segunda parada técnica, os poloneses estiveram à frente em um ponto (16/15). A equipe adversária abriu três de vantagem sobre o Brasil (20/17), mas, com apoio da torcida, os donos da casa buscaram e, no bloqueio de Thiago Alves, encostaram em 20/19. Maia uma vez com o ponteiro, o Brasil empatou (21/21), mas os poloneses fecharam em 25/23.

A Polônia esteve melhor no começo da quarta parcial e fez 3/1. O Brasil buscou o empate. O placar esteve igual novamente em seis pontos. No erro de saque do capitão polonês, Mozdzoek, a equipe brasileira fez 8/7 no primeiro tempo técnico. Thiago Alves conseguiu dois bons saques e o Brasil aumentou a diferença: 10/7. A equipe verde e amarela seguiu à frente (15/11). Na segunda parada técnica, o time brasileiro vencia por 16/13. Wallace salvou uma bola no fundo e Murilo atacou para fazer 18/14 e forçar Andrea Anastasi a pedir tempo. Na volta, ace de Thiago Alves. Sidão bloqueou e o Brasil fez 21/15. Os poloneses se aproximaram (22/20) e Bernardinho parou o jogo. A Polônia ainda encostou em 24/13, mas os brasileiros venceram por 25/23.