Em Joaçaba, o Hospital São Miguel iniciou a realização de cirurgias de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro procedimento foi uma cirurgia ortopédica. Em um mês de operação pelo SUS, o hospital já realizou 300 atendimentos e 85 cirurgias, abrangendo várias especialidades.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Loiri Boldori, de 58 anos, foi a primeira paciente beneficiada. Ela sofria de dor crônica no joelho há sete anos. “Nunca fui tão bem atendida como aqui. Finalmente fiz minha cirurgia. Recebi um tratamento de família, com muito amor e carinho”, disse Loiri, que se deslocou da cidade de Xavantina (SC) para realizar o procedimento.
O médico Leandro Chaves de Avellar, responsável pela cirurgia, explicou que Loiri foi diagnosticada com artrose e precisava de uma prótese de joelho. “A primeira prótese de joelho do Hospital São Miguel foi realizada com sucesso. A partir de agora, ela terá uma melhor qualidade de vida e sem a necessidade de medicamentos para dor ou inflamação. É uma nova vida a partir de agora”.
No período de um mês oferecendo assistência pelo SUS, o Hospital São Miguel já contabilizou atendimentos e cirurgias nas especialidades como urologia, cirurgia bariátrica, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia, cirurgia geral, proctologia, bucomaxilofacial e cirurgia vascular.
Continua depois da publicidade
A unidade hospitalar é gerida pelo Instituto Maria Schmitt (Imas). O Governo do Estado está custeando a realização das cirurgias, por meio da contratualização com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Leia também
Onda de calor traz temperatura de 40°C e deixa SC em alerta de perigo para a saúde
Falso médico é preso ao tentar trabalhar em UPA de Lages
Festival de cinema ambiental gratuito acontece até sábado na Serra de SC; veja programação