O Figueirense tenta, neste sábado, dar o primeiro passo rum ao principal objetivo no ano: o acesso à elite. Às 16h30min, o Alvinegro duela contra o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas, pela rodada de abertura da Série B do Brasileiro. Frente a frente estarão dois times com história na primeira divisão, mas que acumulam um longo período sem vitórias na atual temporada. Os catarinenses não triunfam desde 20 de março, enquanto o jejum bugrino é ainda maior: 23 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Um estimulo para o Figueirense é que a última vitória em 2019 foi fora de casa: 1 a 0 em cima do Metropolitano, ainda pela primeira fase do Catarinense. Depois, foram cinco jogos, com três derrotas, incluindo a semifinal para a Chapecoense, e dois empates. Fora da final estadual, o Alvinegro teve um período maior de preparação visando a Série B. O técnico Hemerson Maria recebeu como reforços o meia Tony e os atacantes Fellipe Mateus e Rafael Marques. Os dois primeiros, aliás, devem atuar na estreia.

– Foram duas semanas proveitosas, em que procuramos dar uma condição melhor à equipe para a estreia contra o Guarani. O Fellipe Mateus e o Tony já estavam integrados ao grupo e tiveram tempo de adaptação melhor. Pude trabalhar movimentações e correções. Tentar fazer a equipe evoluir para que tudo ocorra bem e arranquemos com a vitória – falou Hemerson.

Um desfalque importante no Figueirense é a ausência do jovem Brunetti. Zagueiro de origem, ele se firmou jogando na lateral esquerda. Com problema no contrato, o jogador foi barrado pela diretoria do clube até resolver a situação. Por isso, Maria deve começar com Matheus Destro no setor. O treinador considera a situação normal no futebol.

– Não é por questão física, está muito bem. Não é questão médica ou técnica. Foi uma determinação da diretoria, enquanto não resolver o contrato, não vai poder atuar. Vejo isso com naturalidade. O Corinthians passa por isso com o Romero. Eu, como funcionário, tenho de acatar – completou o treinador.

Continua depois da publicidade

O adversário do Alvinegro mudou não apenas o elenco, mas também o comando técnico. Ex-Figueirense, Vinicius Eutrópio assumiu o Guarani após demissão de Osmar Loss por causa da eliminação na primeira fase do Campeonato Paulista. No time titular ainda devem aparecer outros dois velhos conhecidos da torcida alvinegra: o zagueiro Ferreira, que jogou no clube em 2017, e o atacante Felipe Amorim, campeão catarinense no ano passado.

FICHA TÉCNICA

GUARANI X FIGUEIRENSE

GUARANI

Giovanni; Bruno Lima (Léo Príncipe), Ferreira, Giaretta e Inácio; Deivid e Ricardinho; Mateusinho, Arthur Rezende e Felipe Amorim; Diego Cardoso. Técnico: Vinicius Eutrópio.

FIGUEIRENSE

Denis; Alemão Teixeira, Pereira, Ruan Renato e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho e Tony; Fellipe Mateus, Alípio e Matheus Lucas. Técnico: Hemerson Maria.

ARBITRAGEM: Luiz César de Oliveira Magalhães, auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira e Jailson Albano da Silva (trio do CE).

Continua depois da publicidade

DATA E HORÁRIO: sábado, às 16h30min.

LOCAL: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.