Treze jogos, esse foi o número de partidas que o torcedor do Joinville pôde acompanhar até agora na temporada 2024. A eliminação para o Avaí nas quartas-de-final do Campeonato Catarinense, no dia 16 de março, já completa 72 dias e marca um hiato de mais de cinco meses até o início da Copa Santa Catarina, em setembro. Sem calendário de competições nacionais neste ano, o JEC segue focando suas atenções nas categorias de base.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

No último final de semana, o clube realizou mais uma edição do JEC Day, evento que juntou música, gastronomia e a realização de três jogos válidos pelas competições de base na Arena Joinville. Atualmente, o Joinville disputa os Catarinenses sub-15, sub-17 e sub-20. Os melhores desempenhos estão nas categorias mais jovens.

No sub-15, o time comandado pelo técnico Serginho Braga ocupa a quinta colocação após dez rodadas, tendo empatado em 1×1 no último sábado, diante do Nação. Até agora, os garotos tricolores somam cinco vitórias, dois empates e três derrotas na categoria.

Em campanha similar, o time sub-17, treinado por Hugo Almeida, também ocupa a quinta colocação. No sábado, a vitória do Coelho sobre o Nação por 2 a 1 na Arena marcou o quarto triunfo do JEC no estadual da categoria, somando também dois empates e quatro derrotas.

Continua depois da publicidade

Já o time sub-20, comandado por Cristiano Bassoli, é o oitavo colocado neste início de returno da competição. Encerrando o evento do último sábado, o time vencia o Avaí até os acréscimos do segundo tempo, mas tomou o empate do Leão nos instantes finais da partida. Já nesta quarta-feira (29), novo empate da equipe tricolor na Arena, desta vem em 1×1 contra o Nação. Os empates em sequência deixaram mais difícil a missão de se aproximar do G4, que garante vaga nas semifinais e carimba o passaporte dos juniores à Copa São Paulo da próxima temporada, mas ainda restam nove jogos para o término da primeira fase. Atualmente, o JEC é o sétimo colocado, com quatro vitórias, dois empates e seis derrotas.

Na última semana, o Joinville foi chancelado com a Licença A de Clube Formador pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). O certificado foi entregue após a aprovação de todas as exigências estruturais, educacionais e de laudos de segurança que a FCF começou a exigir em 2024 para as equipes participantes de suas competições de formação. Em entrevista à CBN Joinville, o coordenador das categorias de base do JEC, Lucio Antonio Rodrigues, falou sobre a importância do reconhecimento para o trabalho no clube.

— O certificado comprova que o trabalho que é feito na base é digno, confiável, tem resultados e está dentro da lei. No aspecto do vínculo do atleta com o time, a Federação tem a obrigação de proteger o clube — explicou.

As três competições de base estão previstas para terminar no dia 18 de agosto, enquanto a Copa Santa Catarina, no profissional, tem previsão de ser realizada entre setembro e novembro. Como o período de inscrições para as equipes ainda não foi aberto, não há a confirmação de quantas e quais equipes devem participar da competição neste ano. O que está mantido, no entanto, é o direito ao campeão de uma vaga na Copa do Brasil 2025, além da disputa da Recopa Catarinense do próximo ano, contra o Criciúma, campeão estadual em 2024.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da base tricolor

Leia também

“Joinville é uma boa alternativa”: Grêmio cogita mandar jogos em SC ainda em 2024

Time sub-21 do JEC Futsal faz história e conquista Copa do Mundo da categoria

Joinville Vôlei contrata dupla paranaense para a disputa da Superliga Masculina