Ao engajar-se em uma causa social, um único voluntário pode gerar um movimento positivo, com ações em série que atingem inúmeras pessoas, formando uma “corrente do bem”. De maneira geral, quem pratica algum trabalho voluntário tende a ser mais empático, resiliente e tolerante, a ter mais facilidade de dialogar com diferentes grupos, a aceitar melhor as diferenças e a trabalhar melhor em grupo.
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Pequenas ações contribuem para a transformação social durante a pandemia em Floripa
Somando a essas possibilidades também os valores cristãos de fraternidade e solidariedade, fundamentais para a educação jesuíta, o Colégio Catarinense – uma das mais tradicionais instituições de ensino de Florianópolis – criou o Projeto Monitoria Externa, no qual alunos que são destaque em determinadas matérias participam de uma seleção para oferecerem, de forma voluntária, aulas e reforços escolares a estudantes de escolas da rede pública. Neste ano, o voluntariado, que sempre fez parte do DNA do Colégio Catarinense como um projeto complementar, passou a compor a grade curricular em atividades certificadas.
— Esse é um projeto muito positivo, que demonstra a importância da parceria entre as esferas privada e pública para ampliar o acesso à educação e fomentar a construção de uma sociedade mais justa e fraterna — explica Louisa Carla Farina Schröter, Diretora Acadêmica da escola.
A ampliação de pontos de vista, a possibilidade de refletir sobre as desigualdades e poder contribuir para as transformações sociais também são destaques nos depoimentos dos alunos que participaram dos projetos de voluntariado.
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Voluntariado é parte de uma formação integral do cidadão
Dada a relevância individual e social do trabalho voluntário, ele tem sido um diferencial cada vez mais valorizado em processos seletivos de universidades, para a obtenção de bolsas de estudos e vagas de emprego. Por essa razão, passou a fazer parte dos itinerários formativos da grade do Novo Ensino Médio, lançado, este ano, pelo Catarinense e que atende cerca de 170 alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio.
Um desses itinerários diz respeito ao Projeto de Vida e Cidadania e visa à formação de cidadãos capazes de refletir sobre seus desejos e objetivos, de se organizar, de estabelecer e cumprir metas com determinação, esforço, autoconfiança e persistência. Para isso, o Catarinense realiza orientação vocacional e profissional e fortalece as capacidades individuais a fim de que os estudantes possam fazer escolhas baseadas no desenvolvimento de sua vida cidadã, acadêmica e profissional, sempre em consonância com a missão da Companhia de Jesus, da qual o Colégio Catarinense é integrante.