Com o objetivo de ter um aeroporto ampliado e vias alargadas prontos para a Copa de 2014, começa hoje o trabalho das máquinas para a duplicação da Avenida Diomício de Freitas, em Florianópolis. Mesmo com o atraso de dois meses, Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), diz que o prazo de conclusão das obras de acesso ao novo terminal de passageiros, estipulado para junho de 2014, será mantido.
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Mais uma vez, um dos motivos apontados para o atraso das obras foram as chuvas. De acordo com Paulo Meller, presidente do Deinfra, este fator estava previsto no cronograma e não deve atrasar as obras do trecho que vai desde o Trevo da Seta até o Estádio da Ressacada, no bairro Carianos, no Sul da Ilha. Além disso, a aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio) para a duplicação da Diomício de Freitas saiu apenas na semana passada, atrasando a previsão do secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, para meados de março.
Segundo Meller, outro problema que estava atrasando as obras, o das indenizações pendentes aos moradores desapropriados da área, também foi resolvido. Para evitar que o início das obras esperasse pelo término de todos os acordos, como queria o BNDES, financiador do projeto, o Estado conseguiu negociar com o banco o primeiro repasse de recursos.
A segunda etapa das obras do trecho de acesso, que vai da que vai da Ressacada ao novo terminal de passageiros, no entanto, ainda não tem previsão para início. Embora a Licença Ambiental Prévia (LAP) tenha sido emitida, é necessário aguardar a Licença Ambiental de Instalação (LAI). De acordo com Gean Loureiro, presidente da Fatma, essa liberação deverá ocorrer em breve.
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– A etapa mais complicada para a liberação do licenciamento ambiental era a do primeiro trecho pela presença de áreas de reserva ambiental. Mas as obras já foram aprovadas pelo ICMBio. Agora, o licenciamento ambiental das vias de acesso segue normalmente – diz Loureiro.
Novo terminal vai operar em maio de 2014
No evento de assinatura da ordem de serviço para a construção do novo terminal de passageiros, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiu que o aeroporto ampliado estará em condições de uso em maio de 2014 e finalizado em dezembro do mesmo ano.
De acordo com a superintendência da Infraero, em Florianópolis, as obras do terminal seguem dentro deste cronograma. Atualmente, avançam a terraplanagem da área e as fundações para a construção do terminal.
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Também, na etapa de instalações e equipamentos, já foi definida a empresa responsável pela instalação das pontes de embarque aos aviões. A multinacional ThyssenKrupp terá um ano e três meses para finalizar a instalação das pontes, ao custo de R$ 7 milhões.
Hoje, o aeroporto Hercílio Luz tem capacidade para 4,1 milhões de passageiros ao ano. Depois da reforma, conseguirá receber 6,7 milhões de usuários anualmente.