Os primeiros minutos de votação do segundo turno foram tranquilos no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. O colégio abriu às 8h em ponto e, no momento, poucos eleitores circulam pelo local. Diferente do que ocorreu no primeiro turno, a região em torno do colégio manheceu sem satinhos espalhados pelo chão.
Continua depois da publicidade
Um dos primeiros eleitores a votar foi Guilherme Medeiros, de 23 anos, que chegou ao Instituto Estadual de Educação vestindo o tradicional traje alemão da Oktoberfest. O estudante de Design de Produto da UFSC veio direto da festa, em Blumenau, para dar seu voto.
– Preferi descer do ônibus e votar logo, para poder descansar depois – contou Guillherme, que se disse um manezinho apaixonado pelas festas de outubro em Santa Catarina.
Poucos eleitores optaram por fazer o mesmo e votar logo nos primeiros instantes da manhã, no maior colégio de Santa Catarina. Até as 8h30min deste domingo, muitas salas ainda permaneciam vazias e nenhuma registrava fila para votar.
Continua depois da publicidade
Colégio do Estreito registra boca de urna
No Colégio Aderbal Ramos da Silva, no Balneário do Estreito, parte continental de Florianópolis, ocorreu uma pequena confusão às 8h45min. Três eleitores, que entraram com boton de candidatos, votaram e ficaram no local. Um dos fiscais pediu para o grupo se retirar, pois permanecer com material de campanha é considerado boca de urna, e começaram um bate boca. A Polícia Militar foi acionada e controlou a situação. Os três deixaram o local.
Conforme a Justiça eleitoral, os eleitores podem entrar com boton, camiseta e com a bandeira enrolada, mas têm que entrar votar e sair. Ocorrências de boca de urna podem ser denunciadas pelo telefone de emergência da PM, o 190.