Seja segurança pessoal ou estadual, no caso dos atentados, o Jiu-Jitsu pode ajudar a policiais e pessoas comuns a se defenderem. Royce Gracie, primeiro campeão da história do UFC e que ajudou a popularizar o então chamado vale-tudo, hoje MMA, está em Florianópolis para ministrar um curso para policiais civis. E se surpreendeu com as notícias da violência que têm sido registradas em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– Então é verdade? Escutei falar e aqui eu não vi nada.
::: Confira notícias de luta no blog Na Guarda
Ex-lutador profissional e hoje viajando o mundo ministrando seminários, Royce Gracie irá dar hoje um curso para o SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil). E esse encontro, que está sendo oferecido pelo Clube de Tiro .38 de forma gratuita ao Estado, também vale para as situações que estão ocorrendo.
Continua depois da publicidade
– A polícia não chega já dando tiro, as pessoas pintam essa imagem. Se tem bandido dentro de um banco com refém, a polícia tem que chegar apontando arma também. Eu vou dar confiança ao policial para ele poder ter tranquilidade na situação. Para ele ter que prender o sujeito sem arrebentar a cara dele – conta.
Além da força mental, que faz o policial não perder o controle durante as ações, o uso da arte marcial criada pela família de Royce também faz a diferença.
– O Jiu-Jitsu vai ajudar a pessoa a ter confiança dependendo da situação. O cara vai se defender sem arma, é mão limpa. Eu vou ensinar ele a controlar e algemar o cara sem ter que bater no suspeito. Se fosse uma briga de rua, eu e você, eu poderia enfiar a mão na tua cara, mas o policial não pode.
Continua depois da publicidade
Presente nos eventos
Muito lembrado pelo que fez no UFC, na época em que era o Davi enfrentando gigantes Golias, Royce ainda frequenta os eventos quando coincide a agenda. O último que esteve presente foi para ver a vitória de um brasileiro.
– Eu fui no que o Rafael dos Anjos venceu o Ben Henderson e ganhou a chance de disputar o cinturão. Eu estava próximo de Tulsa (EUA), liguei pra eles e me deram o convite.