O fim de semana foi de destaque para o futebol americano com a realização de um dos maiores eventos esportivos do mundo: o Super Bowl. Mas esta segunda-feira não é de comemoração apenas para os campeões do New England Patriots. O Brasil também tem o que celebrar. Isso porque, pela primeira vez na história, a seleção conseguiu se classificar para a Copa do Mundo da modalidade.

Continua depois da publicidade

::: Patriots derruba o Seahawks e conquista o Super Bowl

::: Gisele Bündchen comemora vitória de Tom Brady e Patriots

O “Brasil Onças” obteve a vaga inédita na noite do último sábado, ao derrotar o Panamá por 26 a 14, em partida das eliminatórias na Cidade do Panamá. Sete atletas que atuam em Santa Catarina fizeram parte do grupo que entrará para história do esporte no Brasil, são eles:

Gerson Santos – São José Istepôs

Continua depois da publicidade

Junio Kruger – Jaraguá Breakers

Laercio Anacleto – Timbó T-Rex

Paulo Torquato – São José Istepôs

Rodolfo Santos – Jaraguá Breakers

Vinicius Zanon – São José Istepôs

William Alberton – São José Istepôs

Superação do início ao fim

O desafio da seleção brasileira começou bem antes dos jogadores entrarem em campo para a partida contra o Panamá. Isso porque, como a Confederação Brasileira de Futebol Americano não tem patrocinadores, os jogadores tiveram que pagar as passagem do próprio bolso para participarem da eliminatória.

Apesar das dificuldades financeiras, o time não se deixou abater. Usou os obstáculos como motivação e já saiu na frente com um touchdown de Vinny. O Panamá encostou, mas Vinny voltou a marcar e ampliou a vantagem no fim do primeiro tempo. Na etapa final, os Onças não deixaram mais o rival encostar no placar, ampliando a diferença em field goals e fechando o placar em novo TD. Final de jogo: Brasil 26 x 14, e uma noite para ficar na memória de todos os presentes.

Pela primeira vez, o Brasil fará parte do Mundial que é disputado desde 1999 e chega a sua quinta edição. Em 2015, o torneio será disputado na Suécia. Além de brasileiros e suecos, estão classificados: Canadá, México, Coreia do Sul, Japão, Egito, Alemanha, Áustria, França, Austrália e Estados Unidos, que são os atuais bicampeões.

Confira os campeões do Mundial:

1999 (realizado na Itália) – Japão

2003 (na Alemanha) – Japão

2007 (no Japão) – Estados Unidos

2009 (na Áustria) – Estados Unidos