Eficiente, motivadora e segura. Esses são os princípios da zumba, uma modalidade que surgiu há mais de uma década e vem se reinventando a cada verão. A aula é sensação nas academias e praticada também em praias e parques nesta estação.

Continua depois da publicidade

A mistura de aula de ginástica e dança tem feito muitas academias e profissionais serem contratados para eventos ao ar livre. É uma forma divertida e animada de se exercitar quase sem perceber.

Proprietário de uma academia em Florianópolis, Pyter Bruno diz que a cada aula de zumba o aluno gasta em média mil calorias. O esporte, criado pelo colombiano Beto Perez, já teria chegado a 180 países.

– Tivemos que colocar zumba na academia devido à procura. Claro que a maior parte do público ainda é feminino, mas a zumba está fazendo muitos homens voltarem para a ginástica – conta.

Continua depois da publicidade

A zumba começou com ritmos bastante caribenhos. As academias recebem um programa pronto mas podem mexer em até 30% dele. Isso, é claro, resultou em uma dose de brasilidade com professores misturando axé e até samba nas aulas.

As modalidades mais comuns são zumba fitness, gold, para pessoas com mais idade, e kids. As aulas podem ser praticadas por esportistas assíduos e até pelas pessoas mais sedentárias.

– Aqui fazemos até com algumas luzes apagadas para que ninguém tenha vergonha. O importante é se exercitar – ressalta Pyter.

Continua depois da publicidade

É necessariamente a música que dá o tom de cada aula. De acordo com o público os professores fazem movimentos com maior ou menor amplitude, sempre seguindo o ritmo. Uma das adeptas famosas da zumba é a cantora Cláudia Leite.

Academia Top One

Avenida Desembargador Pedro Ivo, 3026, Itaguaçu, Florianópolis

Horários: segunda, quartas e sextas, aulas às 9h15 e às 15h; terças e quintas, às 8h15 e às 20h45

Informações: (48) 3028-1013