Gustavo Kuerten escreveu, nesta quinta-feira, mais um importante capítulo na história do tênis mundial. O mais ilustre manezinho da Ilha entrou para o Hall da Fama, um honraria concedida aos maiores talentos do esporte da bolinha e da raquete.
Continua depois da publicidade
? Veja imagens de Guga no evento em São Paulo
Guga foi eleito na categoria Jogadores Recentes. Os outros integrantes selecionados são o tenista espanhol Manuel Orantes, na categoria de Jogador Master; o administrador e promotor de tênis Mike Davies na categoria Colaborador; e Randy Snow, eleito postumamente na categoria Jogador Recente, por suas realizações como atleta em cadeira de rodas.
Com os olhos marejados, Guga não conseguiu conter o choro ao falar da importância do prêmio e assistir ao vídeo com os melhores momentos de sua carreira, cujo ápice foram as 43 semanas no topo do ranking mundial, o tricampeonato de Roland Garros e título da Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
O Catarinense citou seu pai, Aldo Kuerten, como grande incentivador.
– Quando penso nisto vem a lembrança de meu pai à cabeça. Quando comecei a brincar de tênis, aos seis anos, ele sim sonhava que um dia eu entraria na Hall da Fama.
O tricampeão de Roland Garros confessou que, em seus primeiros anos de tênis, nem sabia que o Hall da Fama existia.
– Estava muito longe das minhas expectativas ou imaginação. Agora sei como é importante estar lá. Sempre tive exemplos a seguir, como a Maria Esther e o Thomaz Koch que estão aqui hoje.
Continua depois da publicidade
Guga também lembrou de Ayrton Senna.
– Foi um mito, em que me inspirei no começo da carreira. Assim como Bjorn Borg, John McEnroe, tenistas de alto nível, depois Sampras e Agassi.
Emocionado, o manezinho falou da importância da família em sua formação e lembrou do dia das mulheres, citando a mãe, Alice, e Maria Esther Bueno, agora colega no Hall da Fama.
A cerimônia de nomeação de 2012 será no dia 14 de julho, no International Tennis Hall of Fame em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
– Rei do saibro, Guga foi um dos mais populares jogadores de sua era. Ele alcançou um sucesso enorme no tempo em que os melhores jogadores da história mundial estavam em ação, incluindo integrantes do Hall da Fama Andre Agassi, Pete Sampras e Michael Chang – destacou Christopher Clouser, diretor de nomeação do International Tennis Hall of Fame.