Na coletiva de imprensa que concedeu logo após votar, na manhã deste domingo, em Belo Horizonte (MG), o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) voltou a acusar o PT de fazer uma “campanha sórdida”. Acompanhado da mulher, a modelo gaúcha Letícia Weber, ele lembrou que as pesquisas “falharam muito” no primeiro turno e afirmou estar confiante em relação ao resultado da eleição.

Continua depois da publicidade

– Quero dizer que essa campanha teve duas marcas antagônicas. A primeira, protagonizada pelo PT. A mais sórdida já feita no país, com calúnias e mentidas. Protagonizada por um partido que quer se manter no país a qualquer custo. A outra, uma marca extraordinária, que será lembrada por muito tempo. O Brasil acordou. Foi para as ruas para dizer que não aceita mais que um partido seja dono do nosso destino – declarou.

AO VIVO: acompanhe a movimentação do 2º turno no RS e no Brasil

Acompanhe, a partir das 17h, a apuração para o governo do RS

Continua depois da publicidade

Acompanhe, a partir das 20h, a apuração em tempo real para presidente

Em seguida, disse estar “imensamente honrado de poder ter chegado ao final”, apresentando aos brasileiros “um novo e virtuoso caminho de desenvolvimento econômico e social”.

– Repito algo que li ontem (sábado) no tumulo da minha avó em São João del Rei. Combati o bom combate e jamais perdi a fé – ressaltou.

Questionado sobre a internação do doleiro Alberto Youssef, envolvido nas suspeitas de corrupção na Petrobras, contou ter recebido a notícia na noite de sábado, por meio de um telefonema do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

– Com muita cautela (recebi a notícia). Vamos aguardar. Temos de esperar que tenha sido algo natural. Não se pode especular nada além disso. A informação que tenho, mais recente, é de que ele está bem. Espero que continue bem para dizer os brasileiros tudo que sabe sobre esse vergonhoso esquema de corrupção – afirmou.

Ao final da entrevista, acompanhada por dezenas de jornalistas, o candidato brincou, dizendo esperar que, à noite, possa conceder uma nova coletiva, em uma “condição diferente”:

– Estou muito confiante. É uma confiança serena, de quem fez o bom combate, de quem pregou aquilo em que acredita. Não posso deixar de agradecer imensamente aos brasileiros. Hoje é um momento histórico da política nacional e tenho grande expectativa de que à noite possa voltar a falar com vocês em uma condição diferente, mas peço que compreendam minha cautela. O que tem de vencer, acima dos partidos, das candidaturas, é a democracia.

Continua depois da publicidade

O dia do candidato Aécio Neves no segundo turno das eleições

Voto sob tumulto

Aécio votou, às 10h24min, em um colégio da região central de Belo Horizonte. O tucano chegou ao local cerca de 10 minutos antes, acompanhado da mulher, a modelo gaúcha Letícia Weber, e de outros correligionários, sendo ovacionado, com gritos e fogos de artifício. Ele cumprimentou eleitores, posou para fotos e deixou o local de votação aos gritos de “Aécio presidente”.

Belo Horizonte amanheceu com chuva neste domingo, mas o tempo não tirou o ânimo dos simpatizantes do candidato e o aguardavam no colégio. Uma multidão estava na frente do local e também nos corredores da instituição de ensino. Entre 200 e 300 jornalistas acompanhavam o voto do candidato. O tumulto foi tanto que chegou a ser quebrado um vidro da sala de aula onde Aécio votou.

Eleição pelo Brasil

Saiba mais sobre o candidato Aécio Neves