O presidente americano, Barack Obama, confundiu neste domingo as Ilhas Malvinas, situadas no Atlântico e cuja soberania é reclamada pela Argentina, com as Ilhas Maldivas, uma república independente no Oceano Índico, a sudoeste de Sri Lanka e Índia.

Continua depois da publicidade

– Em termos das Maldivas, ou Falklands, como preferirem o nome, nossa posição é que vamos permanecer neutros. Temos boas relações com Argentina e com Grã-Bretanha e esperamos que possam seguir dialogando sobre o tema, mas isto é algo sobre o qual não vamos interferir – disse Obama em entrevista coletiva após a Cúpula das Américas em Cartagena.

A Argentina buscava em Cartagena apoio a sua reclamação de soberania sobre as ilhas Malvinas e desejava incluir o tema na declaração final do encontro, mas Estados Unidos e Canadá se opuseram.

Obama entrega terras a descendentes de escravos

O presidente Obama também participou neste domingo, em Cartagena, de uma cerimônia de entrega de títulos de terras a descendentes de escravos, ao lado da cantora Shakira e do líder colombiano, Juan Manuel Santos.

Continua depois da publicidade

Obama e Santos entregaram a duas comunidades de descendentes de escravos títulos de propriedade da terra na qual têm vivido há muito tempo, em um ato realizado ao ar livre diante da Igreja de San Pedro Claver, na parte antiga de Cartagena, com a presença de mais de 80 crianças afrocolombianas.

Estes títulos “os tornam novos proprietários, partícipes da nova Colômbia. E acontece aqui (Cartagena), onde seus antepassados eram comprados ou vendidos” como escravos, disse Obama em seu último compromisso na Colômbia, após a Cúpula das Américas.

– Vocês estão aqui com seus títulos na mão, e eu como presidente dos Estados Unidos. São provas de que o progresso é possível – destacou Obama, filho de um negro queniano com uma americana branca, hoje o líder mais poderoso do planeta.

Após o ato, Obama se dirigiu ao aeroporto de Cartagena, onde tomou o avião para Washington.