Em Moscou, a votação dos brasileiros terminou com a repetição do cenário do primeiro turno, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 45 votos. Agora, teve 46. Já Jair Bolsonaro (PL) viu seu apoio cair de 28 para 23 eleitores, enquanto uma pessoa anulou o voto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A particularidade da eleição na Rússia é a ausência de urnas eletrônicas, já que a unidade que deveria ser enviada para a capital não teve como chegar, dadas as sanções contra o país de Vladimir Putin devido à Guerra da Ucrânia. Na quinta (27), Putin disse à Folha em um evento perto de Moscou que se dá bem tanto com Lula quanto com Bolsonaro, e que sua prioridade é manter a boa relação com o Brasil, que adotou neutralidade no conflito por questões comerciais. Qualquer um que ganhe deverá manter a política atual.
AO VIVO: acompanhe a votação no 2º turno das Eleições 2022 em Santa Catarina
Em Israel, Bolsonaro vence com menos folga; na Palestina, domínio de Lula
Após passar quase quatro anos colocando Israel como um parceiro prioritário, dada a ligação de sua base evangélica com o Estado judeu, Jair Bolsonaro (PL) viu sua margem de vitória no segundo turno diminuir em Tel Aviv, em comparação com a votação de 2018. Ele, que teve 77,3% naquele ano contra Fernando Haddad (PT), agora marcou 53,4%. Lula (PT) teve 46%. Já em Ramallah, capital da Autoridade Nacional Palestina, o petista confirmou o favoritismo dado a ligação histórica do PT com a causa da região. Ele teve 90,5% (584 votos) contra 9,5% (61 votos) do rival.
No começo de seu mandato, Bolsonaro ensaiou inclusive mover a embaixada brasileira para Jerusalém, uma admissão implícita do reconhecimento da cidade disputada como capital de Israel, mas acabou só abrindo um escritório. A pressão do agronegócio, outra base de apoio, falou mais alto: o Brasil tem em países árabes rivais de Israel grandes parceiros.
Continua depois da publicidade
* Igor Gielow
Leia também
Lula vota em São Paulo e celebra “dia mais importante da vida”
Bolsonaro vota no Rio de Janeiro e cita “expectativa de vitória”
Dilma Rousseff cita impeachment após voto e afirma que é “momento de voltar”
Anitta diz que sumiu das redes por briga com a família: ‘Discussões, ofensas e gritarias’