Jeferson Chupel (PSD), conhecido como “Jefinho”, é o novo prefeito de Papanduva. A decisão se deu na noite desta sexta-feira (7), de forma indireta — ou seja, os vereadores da cidade é que escolheram o novo chefe do Executivo. A vice será Marli de Luca (Progressistas). Foram sete votos para os vencedores. A outra chapa era formada por Jacqueline Tabalipa (MDB) e Mariangela Sena (MDB), que somaram dois votos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A nova eleição para prefeito ocorreu porque o ex-chefe do Executivo Luiz Henrique Saliba (PP), preso pela Operação Mensageiro em dezembro, teve o mandato extinto pela Câmara e o então vice, João Jaime Ianskoski (PSD), renunciou ao cargo após assumir a cadeira como interino. Saliba foi solto nesta sexta e o juiz Tiago Loureiro Andrade determinou uso de tornozeleira eletrônica e o proibiu de se encontrar com outros investigados.
Presidente da Câmara de Vereadores de Papanduva, Jeferson estava temporariamente no cargo desde a prisão de Saliba e a renúncia de Ianskosk. A vice-prefeita eleita também é vereadora.
O voto ocorreu de maneira nominal e aberta, pelo sistema de votação eletrônico da Câmara Municipal. Depositados os votos, os eleitos foram aqueles que obtiverem a maioria absoluta dos votos.
Continua depois da publicidade
A modalidade indireta de eleição é amparada pela legislação eleitoral e teve aval do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isso porque o mandato foi extinto dentro do período governamental de dois anos e pela cassação de Saliba não ter sido ocasionada por motivos eleitorais. Portanto, prevaleceria a lei orgânica do município, que é omissa quanto ao tipo de pleito.
Leia também
Operação Mensageiro: Prefeito de Papanduva recebeu propina ao lado de igreja, diz MP
Operação que investiga escândalo do lixo em SC chega a sete prefeitos presos; veja quem são