Em jogo de pouca criação, Joinville e Avaí terminaram o clássico empatados em 1 a 1 em jogo válido pela 2ª Rodada do Campeonato Catarinense. Com o resultado, o Avaí perde a liderança do campeonato para o Figueirense, mas segue bem posicionado na segunda colocação com quatro pontos conquistados em dois jogos – na primeira partida venceu o Metropolitano por 4 a 0. Já o Joinville alcança os dois pontos em dois jogos, e está na sexta posição geral (empatou em 1 a 1 na estreia com o Brusque).

Continua depois da publicidade

O resultado não foi ruim para nenhum dos dois times. O Avaí teve apenas dez dias de pré-temporada, enquanto o Joinville vem de uma renovação no grupo de jogadores. Ainda é cedo para definir pelo que cada equipe vai brigar no Catarinense. Os gols da partida foram marcados aos 27 minutos por Nathan Cachorrão, pelo JEC, e aos 41, pelo João Paulo do Avaí, ambos no primeiro tempo.

Em jogos válidos pela próxima rodada, o Avaí pega o Hecílio Luz na quarta-feira, às 21h, na Ressacada. O Joinville encara o Metropolitano também na quarta-feira, às 19h, no Sesi em Blumenau.

Primeiro tempo

Foi um início de jogo estudado dos dois lados. Nos minutos iniciais, poucos ataques e muito troca de passes, o que acarretou em erros de ligação. Em jogo equilibrado, o Avaí começou melhor, mas logo o JEC igualou. Somente aos 23 minutos houve a primeira grande chance de gol, quando Igor lançou para Daniel Amorim chutar de cara para a rede. O atacante foi travado por Marlon, que evitou o trunfo avaiano.

A resposta do Tricolor veio aos 27, depois da cobrança de escanteio. A bola sobrou limpa para Nathan Cachorrão chutar na entrada da área, de primeira, e contar com desvio de Igor Fernandes para atrapalhar o goleiro Léo Lopes: 1 a 0 para o Joinville.

Continua depois da publicidade

Apesar do gol, o Leão da Ilha segurou a pressão e lutou para encontrar uma brecha na defesa joinvilense, que estava mais fechada. A reorganização deu certo e aos 41 o Avaí chegou ao empate após passe de Jones Carioca para João Paulo, que mandou de primeira para deixar tudo igual. Fim do primeiro tempo, o 1 a 1 foi a tradução perfeita da igualdade das duas equipes nos 45 minutos iniciais.

Segundo tempo

Logo aos 2 minutos do 2º tempo, o Avaí teve a chance de virar o placar em um lance de falta, depois que a bola tocou no braço do zagueiro Marlon (JEC). Em jogada ensaiada, Pedro Castro bateu firme no meio do gol, mas Jefferson defendeu sem dificuldades para o Joinville. Do outro lado, aos 5’, Leandro Bulhões chutou de longe, mas sem força suficiente para assustar o defensor Léo Lopes.

Daí em diante, o jogo voltou a ficar morno e permaneceu sem grandes lances até os 11 minutos, quando o árbitro Bráulio da Silva Machado marcou o primeiro cartão amarelo do jogo, para João Ananias (JEC), devido a uma falta.

Com 17 minutos de bola rolando, o Avaí seguiu mostrando crescimento no jogo e o goleiro adversário trabalhava mais no segundo tempo, mas sem grandes defesas. Faltava ao Avaí criar melhores oportunidades para balançar as redes. Aos 20’ a equipe da capital fez a primeira troca, a saída de Daniel Amorim para a entrada do atacante Lourenço, em busca de novas alternativas de criação.

Continua depois da publicidade

O Joinville seguia mais recuado e investindo nos contra-ataques. Foram escanteios e faltas cobradas, mas também sem conseguir chegar ao gol. A equipe também fez alteração no meio campo central, com substituição de Robert por Rodrigo Figueiredo em busca de maior movimentação.

Passados os 30 minutos da etapa final, o jogo seguia sem velocidade, mas as duas equipes chegaram perto da vitória. Primeiro o Avaí, que teve um gol impedido de Getúlio aos 37’, e, depois, o JEC, no mesmo minuto, quando Baianinho (que entrou no lugar de Nathan) mandou para as redes, mas também teve o feito anulado pelo árbitro. Fim de papo: 1 a 1 na Arena Joinville.

FICHA TÉCNICA – Joinville 1 x 1 Avaí

JOINVILLE Jefferson; Luan, Marlon, Ananias, Tiago Costa, Clécio, L. Bulhões, Caique (Caxito), Nathan (Baianinho), Robert (Rodrigo Figueiredo), Grampola Técnico: Zé Teodoro

AVAÍ Léo Lopes, Alex Silva, Marquinhos Silva, Betão (C), Igor Fernandes, Matheus Barbosa, Pedro Castro, João Paulo (André Moritz), Getúlio, Jones Carioca (Caio Paulista), Daniel Amorim (Lourenço) Técnico: Geninho.

Continua depois da publicidade

GOLS: Nathan, aos 27’ do 1ºT (J). João Paulo, aos 41’ do 1º T (A).

CARTÕES AMARELOS: João Ananias, aos 11’ do 2º T (J); Leandro Bulhões, aos 34’ do 2º T (J). Pedro Castro, aos 26’ do 2º T (A)

CARTÕES VERMELHOS: Nenhum

ARBITRAGEM: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Helton Nunes e Diogo Leonel Félix.

PÚBLICO E RENDA: 3.449 pessoas, para renda de R$ 77.905,00

DATA E HORA: 17h de domingo, 20 de janeiro

LOCAL: Arena Joinville