O Uruguai é perseguido pelo azar quando pisa em Recife. Está na cidade pela segunda vez em cinco dias. Na estreia no Nordeste, dia 13, antes de enfrentar a Espanha, dia 16, choveu sem parar.

Continua depois da publicidade

Não encontrou campo para treinar. Sofreu com os buracos das BR-101 e com a estrada de terra batida que leva ao CT do Sport. Ficou trancado no engarrafamento. Desistiu de conhecer a Arena Pernambuco antes do dia do jogo em sinal de represália a Fifa.

Quando retornou, sexta-feira passada, o mau tempo retornou. Os problemas com o trânsito repetiram-se no deslocamento até o CT do Náutico, na periferia da cidade. No sábado, tudo piorou. Três jogadores ficaram trancados no elevador no sétimo andar do Mar Hotel, no bairro Boa Viagem. O desconforto durou quase 30 minutos. Forlán era um dos três jogadores. Depois, a delegação penou outra vez nas estradas devido ao feriado de São João.

Na hora do treino, na Arena Pernambuco, o sistema do centro de energia caiu:

– Foi mais uma das piadas vividas pelo Uruguai nestes últimos dias – falou o treinador Oscár Tabárez entre o indignado e o irônico.

Continua depois da publicidade

Na sua entrevista coletiva na tarde de sábado, na Arena Pernambuco, Tabárez disse que Recife é muito bonita, mas para os turistas. Falou que as favelas merecem atenção, assim como na sua terra, o Uruguai.

Tabárez tocou nas manifestações nas ruas do Brasil. Garantiu que ouviu muito, leu o que a imprensa publicou sobre as passeatas e que acompanhou com muita atenção o discurso da presidente Dilma Rousseff pela TV, na noite de sexta-feira passada.

Lembrou que as Copas do Mundo da Fifa estão cada vez mais caras e que os organizadores deveriam pensar nos custos antes de assumir o projeto. Ainda alertou que se o Uruguai e a Argentina quiseram promover um Mundial em conjunto nos próximos anos, deveriam consulta a população antes.

Sobre o time, falou pouco. Não adiantou a escalação. Mas irá com o melhor que tem, sem Lugano, suspenso. O Uruguai precisa golear o Taiti e ainda torcer para a Espanha vencer a Nigéria. Ele conta com os gols de Cavani, Suárez e Forlán, um poderoso trio de ataque.

Continua depois da publicidade

O Taiti treino na Arena no começo da noite deste sábado. Conheceu e gostou do estádio de R$ 530 milhões.