Com braçadas precisas, batendo forte as pernas e flutuando sobre a água, os irmãos Pedro Duke Lino de Araújo, 17 anos, e Lanai Clara Araújo, 14 anos, da Fortaleza da Barra da Lagoa, em Florianópolis, vão conquistando seu espaço como atletas de natação. A dupla faz parte da equipe do Lira Tênis Clube, onde treinam seis vezes por semana. Além da piscina, a dupla conta com o mar como quintal de casa, onde aproveitam para treinar em contato com a natureza sempre que têm tempo livre.
Continua depois da publicidade
Os dois nasceram e vivem até hoje na Barra e contam que isto, somado ao incentivo dos pais, influenciou no gosto pelo esporte. Pedro conta que o pai pratica muitos esportes, e desde pequeno o incentivou a surfar. Com dois anos entrou para a natação por uma questão do segurança, para não se afogar, já que vivia na água. Desde então, nunca parou. O rapaz até pega umas ondinhas de vez em quando, mas sua praia mesmo são as braçadas com técnica e alta velocidade.
– Até os 12 anos eu fazia só aula, duas vezes por semana, mas vi que eu queria algo mais sério, então meu pai procurou um local pra eu treinar mais forte, e vim para a equipe do Lira. O primeiro ano foi bem difícil, eu era muito novo, até acostumar com a rotina de treinos mais a escola, mas depois me adaptei.
Leia todas as reportagens da série Talentos da Comunidade
Continua depois da publicidade
A rotina dos talentosos irmãos é puxada. Todos os dias, eles acordam às 5h30min para ir à escola, no Instituto Estadual de Educação, no Centro. A tarde é dedicada aos treinos físicos e na piscina, e à noite Pedro ainda faz cursinho pré-vestibular para o curso de sistemas de informação.
– Chego em casa às 23h, mas não consigo mais viver sem nadar, é meu vício, não fico um dia sem. Tem dias que tô cansado, que dá vontade de ficar na cama, mas dá 15 minutos a gente levanta e fica feliz por saber que no fim do dia vamos entrar na água para relaxar nadando – conta Pedro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade