Se todo mundo tem direito a 15 minutos de fama, a pasta de amendoim definitivamente vive o seu apogeu. Apesar de não ser exatamente uma novidade – é ultrapopular nos Estados Unidos e, mesmo no Brasil, o Amendocrem já está nas prateleiras há décadas -, o quitute tem gerado um “hype” entre consumidores ávidos por guloseimas, desde que a Paçoquita lançou oficialmente a embalagem de 180g com a versão cremosa do produto, no início de julho.
Continua depois da publicidade
De lá pra cá, iniciou-se uma verdadeira caça ao creme em supermercados, padarias e mercearias país afora. Um mapa interativo do Google chega a indicar os locais onde é possível comprar o doce, mas a maioria do público ainda não conseguiu experimentar esse “tesouro”.
De acordo com reportagem da revista Exame, o intervalo entre o lançamento e a comercialização propriamente dita se deve à burocracia que os estabelecimentos enfrentam para licenciar a venda de um produto novo.
Para tanto, Destemperados foi à caça da melhor receita caseira da pasta de amendoim, pra ninguém passar vontade – e, acredite, você não vai levar nem três minutos para fazer. Confira no final da página o vídeo com o modo de preparo do creme e também algumas sugestões de como degustá-lo, nas receitas do confeiteiro Julian Constant.
Continua depois da publicidade
PAÇOCA CREMOSA
Rende 1 pote (180g)
Ingredientes:
9 paçocas em tablete
3 colheres de óleo de amendoim, encontrado em casas de produtos naturais
Opcional: duas colheres de leite condensado
Modo de preparo:
1.?Bata as paçocas no liquidificador ou processador até obter um farelo homogêneo.
2.?Acrescente o óleo de amendoim e bata por cerca de dois minutos, até obter a consistência cremosa.
3.?Se quiser mais doce, coloque o leite condensado e misture.
4.?Sirva com pães, torradas ou utilize o creme para rechear outros quitutes como trufas de chocolate e tortas.
TRUFA DE PAÇOCA CREMOSA
Rende 8 porções
Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo ou ao leite
180g de paçoca cremosa
1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Tenha em mãos duas formas para trufas.
2. Com a ajuda de uma colher de chá, passe o chocolate
nas formas de modo que não fique espaço sem cobrir. Leve à geladeira por cerca de 4 minutos para endurecer um pouco o chocolate.
3. Retire e repita o processo mais uma vez, fazendo finas camadas para que a trufa não fique muito dura.
Continua depois da publicidade
4. Preencha a trufa com a paçoca cremosa e cubra o fundo com o restante do chocolate. Leve à geladeira por mais 5 minutos.
5. Quando estiver bem seco em cima, está pronta para desenformar. Tenha cuidado para não quebrar a trufa. Não bata a forma e deixe-a cair naturalmente.