Entre a segunda-feira, dia 1º e a terça, dia 2 de abril, foram registradas duas evasões de presos do regime semiaberto da Penitenciária Agrícola de Chapecó. Os evadidos, um homem de 22 anos, cumpria pena por furto em residência, e outro, de 26 anos, preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, não retornaram para a Unidade Prisional após o trabalho.

Continua depois da publicidade

Segundo o chefe de segurança da Penitenciária, André Paulo de Oliveira, esses casos de evasões são comuns. Oliveira disse ainda que quando o preso retornar ou for recapturado deverá cumprir um incidente disciplinar e ficar 30 dias no isolamento. Depois deverá dar explicações ao juiz sobre a evasão e a pena pode voltar a ser cumprida no regime fechado.

Dos 1050 presos da Unidade, cerca de 380 estão no regime semiaberto. Deste número, cerca de 150 saem todo dia da Penitenciária para trabalhar como pedreiros na construção da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), como operários de um frigorífico, e na limpeza das ruas da cidade e retornam no final do dia para dormir na Penitenciária.

Durante o ano os presos do regime tem direito a saídas temporárias de sete dias, para visitar a família. Essa dispensa é dada pelo Poder Judiciário.

Continua depois da publicidade

– Os presos neste regime tem direito a cinco dispensas por ano, uma a cada 45 dias – disse o Oliveira.

Regime fechado

Segundo o chefe de segurança, até o 3 de abril de 2013, nenhuma fuga do regime fechado foi registrado na Penitenciária. Oliveira lembra que em 2012 e 2011 foram registradas duas fugas por ano. Todos já foram recapturados.