Nessa quinta-feira (18), segundo dia de retorno do transporte público em Florianópolis, foram colocadas 19 ônibus extras, de acordo com a prefeitura. O número de passagens registrado na quinta ainda não foi informado pelo município, mas até o fim da noite previsão era de que chegasse a 25 mil. Até agora, 30.328 pessoas se cadastraram no sistema QRCode para check-in nos ônibus.

Continua depois da publicidade

As 25 mil passagens estimadas pela prefeitura para essa quinta, devem representar 10% do movimento anterior à pandemia, quando eram 250 mil passagens diárias.

No primeiro dia da volta da circulação dos ônibus, haviam sido 30 mil passagens, conforme a secretaria de mobilidade.

Com o sistema QR Code, a prefeitura espera rastrear possíveis transmissões comunitárias da Covid-19. Na quinta, haviam sido 14 mil cadastros a mais que no dia anterior, quando 7,8 mil realizaram o registro.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, nos dois primeiros dias de retorno da operação não teve ônibus superlotado e, de forma geral, os passageiros têm seguidos as normas.

Continua depois da publicidade

Os ônibus estão circulando com 40% da ocupação, para evitar aglomerações. Por isso, a colocação de veículos extras nos pontos da cidade com maior demanda. Dos 19 ônibus a mais colocados nessa quinta, nove foram para a região Norte, outros nove para a região Sul e um para a região central.

A demanda maior tem sido nas primeiras horas a partir das 5h e foi depois das 9h o movimento diminui, conforme a prefeitura.

Para entrar nos ônibus, é exigido o uso de máscara, pagamento apenas com cartão e permenecer sentado próximo a uma janela aberta durante todo o percurso. A orientação da prefeitura é de que os bancos sejam ocupados por apenas um usuário.