Um levantamento da Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina mostra um aumento das condenações de motoristas que, embriagados ao volante, provocaram mortes ou lesões. Desde 2017, pelo menos 24 condutores – sete do Vale do Itajaí – foram sentenciados a pena de reclusão por homicídio ou tentativa de homicídio mediante dolo eventual no trânsito.

Continua depois da publicidade

Em 2017, foram oito sentenciados, e 12 em 2018. Este ano, de janeiro até 26 de abril, quatro motoristas foram condenados a reclusão por matar no trânsito ao dirigir bêbados. Há casos em todas as regiões catarinenses. Entre os municípios do Vale estão: Balneário Camboriú, Blumenau, Gaspar e Itapema.

O juiz Renato Mastella elenca atitudes e comportamentos que caracterizam, em tese, o dolo no trânsito e a aceitação do risco do resultado pelo motorista, em panorama que o Conselho de Sentença vem mantendo nos julgamentos:

– Principalmente a embriaguez, aliada com qualquer outra circunstância como dirigir em zigue-zague, em alta velocidade, invadir a pista de contramão e a direção perigosa em geral – afirma.

Condenações de motoristas embriagados no Tribunal do Júri por homicídio ou tentativa de homicídio:

Continua depois da publicidade

2018: 12 condenados, 5 deles do Vale do Itajaí (1 em Blumenau, 1 em Balneário Camboriú e 3 em Itapema)

2017: 8 condenados, 2 deles do Vale do Itajaí (1 em Blumenau e 1 em Gaspar)

Fonte: Corregedoria-Geral da Justiça do TJSC

Violência no trânsito é tema de audiência pública

A Câmara de Vereadores de Blumenau promove nesta terça-feira (30), às 19h, uma audiência pública para debater sobre a violência no trânsito da cidade. O objetivo é discutir ações para diminuir o número de acidentes e mortes nas vias municipais.

O requerimento é do vereador Jens Mantau (PSDB), e foi defendido por ele com base em números: só nos primeiros três meses do ano foram registradas onze mortes no trânsito de Blumenau.

A audiência pública é aberta à participação da comunidade. Será no plenário da Câmara, e terá transmissão ao vivo pelo site camarablu.sc.gov.br/tvl-online.

Continua depois da publicidade