Sempre que chove muito, a história se repete: com a lama formada pela estrada de chão batido, o ônibus não consegue subir a Rua Professor Hermann Lange, no morro da Laguna. Com isso, os moradores que vivem nas partes mais altas têm de descer até o início da rua para embarcar. Segundo Egoland Gnich, que vive ali há 36 anos, a falta mais recente de ônibus começou quinta-feira passada e, por enquanto, continua.
Continua depois da publicidade
No fim de semana, um dos ônibus tentou subir em meio ao lodo, mas ficou atolado. Só saiu do lugar porque um vizinho o rebocou com um trator. A situação indigna os moradores:
– Vejo mulheres descendo com criança no colo. Tem aqui um senhor de idade, com mais de 90 anos, que é obrigado a ir até lá embaixo para poder pegar o ônibus. É uma vergonha.
A estudante Paola Carolina Gall, 14 anos, calcula que tenha de descer um quilômetro todo dia, de casa até a parada de ônibus. Na volta, durante a noite, além da lama na estrada e do cansaço de enfrentar a subida, ela também se preocupa com a segurança:
– Tem lugar aqui que é bem escuro. Alguns postes estão sem lâmpada.
Continua depois da publicidade
No terminal do Aterro, foi colocado um aviso alertando os passageiros de que, por causa das chuvas, o ônibus não está subindo o morro da Laguna. Paulo Henrique Haerthel trabalha à tarde e estuda à noite. Agora teve sua rotina alterada pelo problema no transporte público:
– Estou saindo de casa mais cedo porque tenho de descer para pegar o ônibus. E à noite subo o morro a pé.
>>> E agora?
De acordo com Luiz Peron, que responde interinamente pela gerência operacional do Seterb, problemas com linhas de ônibus por causa da chuva não são exclusividade do morro da Laguna. Afirma que isso costuma ocorrer também em localidades como morro da Garuva, morro do Encano, Morada do Sol, entre outros.
Segundo ele, se o ônibus tentar subir com a estrada coberta por lama, corre o risco de tombar. Diz que a fiscalização está indo ao local para checar se há condições de o serviço ser retomado, mas que, por enquanto, a situação ainda não permite a volta do ônibus.
Continua depois da publicidade