O Dia Nacional da Imunização, comemorado nesta terça-feira (9), chama a atenção para a importância de manter o calendário vacinal em dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) entre 2 e 3 milhões de mortes são evitadas por ano no mundo graças à vacinação. 

Continua depois da publicidade

Resultado de anos de pesquisa, quando uma vacina chega ao mercado ela tem a segurança garantida por diferentes órgãos reguladores. A médica pediatra Andréa Benincá de Almeida , responsável pelo setor de Vacinas do Laboratório Santa Luzia, explica porque esse produto é seguro.

– O processo de produção de uma vacina leva em média oito anos. Primeiro são feitos testes laboratoriais, eventualmentem em animais, e posteoriomente são mais três etapas de testes clinicos em pessoas, de variados grupos. Depois de todos esses testes, ainda precisa passar pelos órgaos regulatórios de imunização. Por isso as vacinas são tão seguras, porque elas passam por tantas etapas para poder chegar ao consumidor com segurança – explica.

Em meio à pandemia do coronavírus, a especialista alerta que as pessoas não devem deixar de lado a prevenção contra demais doenças. No programa do SUS, por exemplo, são mais de 20 vacinas gratuitas para diferentes faixas etárias. O calendário vacinal deve estar em dia para que se evite o retorno de doenças antes erradicadas, como o sarampo, por exemplo.

– Para as doenças infecciosas, que podem ser prevenidas pela vacinação, a vacinação é a forma mais eficaz. Os anticorpos se formam através da vacinação, e a pessoa tem mais tranquilidade de saber que não pegará aquela doença para a qual se vacinou – comenta Andréa.

Continua depois da publicidade