Quem chega na Ilha de Santa Catarina é recebido pelo símbolo de um dos mais tradicionais blocos do Carnaval de Florianópolis. O mascote do Berbigão do Boca foi instalado na Praça das Bandeiras, na saída da ponte Pedro Ivo Campos. A festa, que chega aos 20 anos em 2012, ocorrerá no próximo dia 10, entre o vão central do Mercado Público e o Largo da Alfândega, para dar início à festa deste ano.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre o Carnaval no Blog Tamborim

A partir das 12h, os festeiros se reúnem para a apresentação do Rei Momo e sua corte. O desfile das alegorias e dos enormes maricotões, que reverenciam personalidades que se destacam no Carnaval ilhéu também é bastante acompanhado. O festival gastronômico, com 20 cozinheiros disputando o título de melhor berbigãozeiro do Brasil, ocorre logo em seguida.

O Arrastão do Berbigão, que parte das ruas centrais do Centro Histórico de Florianópolis, começará por volta de 19h, acompanhados de uma banda com cerca de 200 integrantes. Encerrado o desfile, será a vez de eleger a nova Rainha do Carnaval de Florianópolis. E o clima de festa contagia a cidade pelas próximas duas semanas.

Continua depois da publicidade

O Berbigão nasceu em plena quarta-feira de Cinzas. Um grupo de foliões, entre eles Paulo Abrahan, o Boca, questionava a apatia da cidade naquele dia. Era o ano de 1992, e veio à cabeça o que acontecia em locais como Olinda, onde existia o Bacalhau do Batata.

Criaram, então, a festa do Berbigão do Boca, para promover a integração dos blocos e das escolas de samba, mantendo o elo entre a folia espontânea e o carnaval oficial.