A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, recebeu, nesta quinta-feira, na Centro de Cultura e Evento das instituição, o cargo das mãos do ex-reitor Alvaro Prata, que estava com nesta função desde 2008. Roselane foi empossada no Ministério da Educação, em Brasília, na última terça-feira.

Continua depois da publicidade

A vice-reitora, Lúcia Helena Pacheco, também assumiu o cargo. As duas ganharam o segundo turno das eleições, disputadas no final do ano passado.

Roselane chega à reitoria com a promessa de melhorar e profissionalizar a gestão universitária. Ela promete uma administração baseada em dados e levantamentos sobre a UFSC. Entre as prioridades estão questões relacionadas à estrutura física da universidade e à consolidação dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville. A reitora já pretende elaborar projetos para as construções necessárias.

Entre outros desafios da reitora está o futuro campus em Blumenau e a polêmica envolvendo a cessão do terreno na Rua Deputado Edu Vieira, no Bairro Pantanal, o que desafogaria o trânsito. A reitoria ainda não se posicionou em relação ao vestibular da instituição e o uso do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Continua depois da publicidade

Natural de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, Roselane foi estudante do colégio Aplicação da universidade e, desde 1996, é professora do departamento de História. Há quatro anos, ela dirigia o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em 52 anos da instituição, ela é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitor.