Um morador de Jaraguá do Sul foi surpreendido ao encontrar algo inusitado em sua gaveta: um filhote de gambá. Além do animal estar escondido no armário ele também foi pego “roubando” alimentos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A partir disso, o biólogo Christian Raboch Lempek, que atua na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), foi acionado para fazer o resgate do animal e, depois, devolvê-lo para a natureza. 

Gambá com característica rara é resgatado em casa de São Francisco do Sul

A ação foi filmada pelo profissional. No vídeo, é possível ver que tinham frutas na gaveta do armário, algumas delas com pequenas “mordidinhas”. Ao abrir o compartimento, rapidamente o biólogo agarra o pequeno gambá pela calda. Em seguida, ele foi solto em uma área de mata segura.

Continua depois da publicidade

— Fui chamado para resgatar um meliante que foi enquadrado no artigo 157 porque ele resolveu entrar na gaveta de uma pessoa e roubar comida. Isso é muito feio — brincou o biólogo.

Na internet, os seguidores do profissional se divertiram com a “ousadia” do pequeno gambá. 

“Bicho raro é visto roubando comida de funcionário. Na hora da foto ele começa a brincar e dá um sorriso. Logo depois é solto, pois falou que só estava com fome”, comentou Clara DJP, seguidora que entrou na brincadeira. “O gambazinho é aquele que come tudo enquanto o pessoal está trabalhando”, publicou Cidinha Martins, que riu nos comentários da publicação.

Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”

Veja o vídeo em que filhote de gambá é resgatado

Mais sobre os gambás

São animais mamíferos e marsupiais. Vivem com a mãe por cerca de dois meses, mantidos na bolsa ventral, onde se amamentam e são transportados. Depois desse período, vivem sozinhos.

Continua depois da publicidade

Presentes em diversas cidades brasileiras, inclusive nos municípios catarinenses, os gambás são resgatados quase que diariamente pelos biólogos de Jaraguá do Sul. Veja alguns resgates recentes:

Segundo material produzido pela prefeitura de São Pedro da Aldeia (RJ), os gambás são animais inofensivos e, em alguns casos, costumam morder como forma de defesa.

Além disso, são animais importantes na natureza. Conforme o material, são responsáveis por espalhar sementes e ajudar no controle de pragas das quais se alimentam. Os gambás podem comer escorpiões, roedores, lagartos e até serpentes “De modo a propiciar uma primeira linha de defesa em sua residência contra visitantes indesejados”, comenta a prefeitura de São Pedro da Aldeia (RJ).

Continua depois da publicidade

Leia também

Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada dentro de gaveta em SC

Cobra no vaso sanitário: Quais foram os resgates mais inusitados feitos em Jaraguá do Sul

Como programa ambiental monitora 11 onças-pintadas na Serra do Mar, divisa entre SC e PR