Em um caso inédito, uma ave Pardela-do-bico-amarelo, vinda de Portugal, foi encontrada morta na praia de Ubatuba em São Francisco do Sul durante o mês de abril. O caso, que foi divulgado na última semana, chamou atenção dos pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praia Bacia de Santos (PMP-BS) por conta do país de origem do animal.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme o PMP-BS, a ave tinha uma anilha, uma espécie de “pulseira”, que identifica a origem do animal. Ela foi anilhada ainda filhote na Ilha Selvagem Grande pertencente ao arquipélago da Madeira em Portugal no dia 29 de setembro de 2022. Esse foi o primeiro registro desta espécie de ave com anilha do país português.

Tartaruga de 24 anos morre em praia de SC após engolir anzol

Continua depois da publicidade

Com base nos dados repassados pelos profissionais do órgão português responsável pelo anilhamento (CEMPA de Lisboa/Portugal), as equipes do PMP-BS da Univille concluíram que a ave percorreu 7.158 quilômetros até encalhar em território catarinense e que tinha aproximadamente 1 ano e meio.

Apesar do estágio avançado de decomposição, foi realizada a necropsia para poder avaliar com detalhe a carcaça desta espécie de hábitos oceânicos. Durante a avaliação macroscópica foi constatado que se tratava de uma fêmea magra e que apresentava parasitas nematódeos no esôfago. Contudo, não foi possível determinar a causa da morte.

Mais sobre a espécie

A Pardela-de-bico-amarelo é, provavelmente, a espécie de ave marinha mais abundante que nidifica em ilhas portuguesas, indica o PMP-BS. É também um animal migratório e oceânico.

Após a época de reprodução, o inverno no hemisfério sul, inicia o período migratório. Essas aves migram para o Atlântico Sul especialmente no verão, embora possam surgir em qualquer ponto da costa brasileira em todas as épocas do ano. Estas aves migram para outras regiões do globo em função das alterações climáticas, pois as condições se tornam desfavoráveis à sua sobrevivência. Voam, então, em busca de um local que tenha o clima adequado e propicie alimento e habitat durante uma breve estadia.

Continua depois da publicidade

Existem sete rotas migratórias no mundo, esses caminhos são conhecidos como “Flyways”, e o Brasil é o único país a ter duas delas.

O que é PMP

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é um projeto regional concebido e executado para atender demanda dos processos de licenciamento ambiental da Petrobras na Bacia de Santos. A área de abrangência do projeto engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Durante o monitoramento, todos os animais vivos encontrados pelas equipes de campo são avaliados para verificar se precisam de atendimento veterinário. Se positivo, são então encaminhados a uma das 14 instalações da Rede de Atendimento Veterinário distribuídas entre Laguna (SC) e Maricá (RJ).

Após o tratamento, os animais são novamente avaliados para atestar se já estão aptos a serem soltos, o que ocorre após a marcação de cada um dos indivíduos. Isso permite que seja feito um acompanhamento, caso o animal reapareça em outra região. Nos animais mortos é realizada necropsia para identificar a causa da morte e avaliar se houve interação com atividades humanas tais como pesca, embarcações e óleo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Loja centenária dos Estados Unidos abre primeira filial do Brasil em SC

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Influenciadora de SC viraliza ao dirigir o Tesla Cybertruck, carro de Elon Musk