O desequilíbrio emocional dos atletas do Criciúma ajudou o Vitória a derrubar um tabu de mais de 25 anos, última vez em que o Leão da Bahia saiu vencedor no Estádio Heriberto Hülse. Depois de tanto projetar mais um triunfo em casa, o Tigre perdeu por 3 a 1.

Continua depois da publicidade

.: Veja como foi a partida no nosso minuto a minuto da partida

.: Confira a tabela da Série A do Brasileirão

.: Veja os detalhes da história dos catarinenses no Campeonato Brasileiro

Continua depois da publicidade

Caio abriu o placar para o Vitória aos 18 minutos, mas o prego no caixão do Tigre veio aos 35 minutos, com os cartões amarelos de João Vitor, Serginho e a expulsão do zagueiro Escudero, por reclamação. Desestabilizado, o Tigre tentou, mas não teve jeito. No segundo tempo, Caio ampliou e Ayrton fez o terceiro gol, aos 38 minutos do segundo tempo.

No lugar do habitual apoio, a numerosa torcida explodiu em vaias e reclamações, direcionadas especialmente ao árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique, mas também à equipe do Criciúma. Mesmo antes do final do jogo, aos 20 minutos do segundo tempo muitos dos 7.555 torcedores presentes deixaram o Majestoso.

O jogo

O Tigre começou o jogo com vontade de dar trabalho para a zaga do Vitória, mas o entusiasmo não durou muito. Um golpe atrás do outro acabou por derrubar o dono da casa.

Continua depois da publicidade

Logo aos 11 minutos, o atacante Michael sentiu a posterior da coxa e deu lugar ao estreante Danilo Alves. A pressão aumentou quando o atacante Caio abriu o placar, aos 18 minutos do primeiro tempo. Euller se aproveitou de um erro da zaga do Tigre e cruzou na área para Dinei, que dominou e mandou para Caio, que só teve o trabalho de rolar pra dentro do gol.

Aos 29 minutos, um lance inacreditável. Serginho tocou para a área, Paulo Baier finalizou, mas o goleiro Wilson rebateu. Silvinho pegou o rebote, mas Wilson defendeu novamente. Na terceira tentativa do Tigre, a zaga do Vitória afastou.

O lance que mudou a partida para o Criciúma aconteceu aos 35 minutos, quando o volante João Vitor cometeu uma falta pra cima de Marcelo e foi punido com o cartão amarelo. A punição desencadeou em desequilíbrio emocional e mais punições aos atletas do Criciúma. Serginho também cometeu falta pra cima do mesmo jogador, Marcelo, e foi punido com um cartão amarelo ao reclamar com o árbitro. Ambos os volantes estão suspensos para o próximo jogo.

Continua depois da publicidade

Em cobrança de falta frontal, a situação ficou tensa com muita reclamação e xingamentos da torcida, mas também de jogadores. O sangue argentino do zagueiro Escudero falou mais alto e o atleta perdeu a compostura. A reclamação lhe rendeu um cartão amarelo. Como se não bastasse, Escudero persistiu na reclamação e logo em seguida levou um cartão vermelho, que deixou o Criciúma em situação complicada. Para recompor o sistema defensivo, o técnico Wagner Lopes colocou o zagueiro Ronaldo Alves no lugar de Danilo Alves, que havia substituído Michael aos 11 minutos. Assim, o Tigre ficou sem centroavante.

Segundo tempo

No início da segunda etapa, o Criciúma encontrou forças para pressionar mesmo com um homem a menos. Aos oito minutos, Paulo Baier recebeu na área e balançou a rede, mas o gol foi anulado por impedimento. Aos 11, Baier recebeu pela direita, mas estava impedido novamente.

Aos 15, Baier chegou com perigo, tocou para Silvinho, que se atrapalhou, mas teve outra chance e, ainda assim, chutou pra fora. Aos 19, o meia cobrou uma falta, Serginho chutou dentro da área, mas Wilson salvou.

Continua depois da publicidade

Aos 21 minutos, Caio aproveitou outra falha da zaga do Tigre e ampliou o placar de cabeça. Foi a deixa para que os torcedores começassem a deixar o Majestoso.

O meia Paulo Baier saiu de campo aos 24 minutos, para a entrada de Lucca. Aos 28 minutos, a torcida chegou a comemorar um gol do Criciúma, que em seguida foi anulado por toque de mão de Silvinho.

O golpe final veio aos 38 minutos, com um gol de Ayrton em cobrança de falta da intermediária. Serginho ainda descontou para o Criciúma aos 44 minutos, mas era tarde demais.

Continua depois da publicidade

Ficha Técnica

CRICIÚMA (1)

Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Cortez; Serginho, João Vitor, Rafael Costa e Paulo Baier (Lucca); Silvinho e Michael (Danilo Alves) (Ronaldo Alves)

Técnico: Wagner Lopes

VITÓRIA (3)

Wilson; Ayrton, Alemão, Kadu e Euller; Marcelo (Luiz Gustavo), Adriano, Richarlyson (William Henrique) e Marcinho; Caio e Dinei

Técnico: Jorginho

Gols: Caio (V), aos 18 minutos do 1º tempo. Caio (V), aos 21, Ayrton (V), aos 38, e Serginho (C), aos 44 minutos do 2º tempo.

Continua depois da publicidade

Cartões amarelos: Wilson (V), Serginho (C), João Vitor (C), Adriano (V), Luiz Gustavo (V) Cartões vermelhos: Escudero (C)

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique , auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Gilberto Stina Pereira

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

Público: 7.555

Renda: R$ 90.530