Um avião cai. Quatro pessoas sobrevivem – um dos pilotos e três mecânicos. Os sobreviventes vão até Baden-Baden, a cidade mais próxima, para pedir ajuda. Antes de ajudá-los, os habitantes da cidade se perguntam se o homem, ser de índole egoísta, realmente ajuda o homem. Este é o enredo do espetáculo Baden- Baden, que estará em cartaz hoje, na Lagoa da Conceição, como parte do Floripa Teatro.

Continua depois da publicidade

A peça, baseada em um dos textos didáticos de Bertolt Brecht, levou os troféus de Figurino, Conjunto de Atores, Direção e Melhor Espetáculo da Mostra Internacional no 25º Fitub, Festival de Teatro Universitário de Blumenau, o maior festival do gênero na América Latina. A apresentação do espetáculo que acontece na noite de hoje, às 22h, foi pensada como projeto da disciplina de Montagem do curso de Teatro da Udesc, e dirigida pelo professor da disciplina, Vicente Concílio. A montagem, encenada apenas por atrizes, é baseada em um texto de uma das obras didáticas de Brecht.

– Naquele momento, que era politicamente muito forte da Alemanha pré-Segunda Guerra, Brecht escreve uma série de textos com o objetivo de promover ensinamentos e reflexões sobre as relações entre os homens, dentro do ideal socialista, que era o que ele acreditava. Baden-Baden é um destes textos didáticos do autor alemão – explica Vicente, diretor do espetáculo.

Os prêmios do Fitub levaram o espetáculo a alçar voos maiores: a montagem foi convidada a participar do Festival Estudantil de Teatro, que acontece em Belo Horizonte, em outubro.

Continua depois da publicidade

O que começou como uma reflexão na sala de aula, acabou por tomar uma proporção muito maior. Gratificante para professor e alunas, Vicente explica que a ideia de utilizar um dos textos didáticos de Brecht foi ao encontro do que se queria trabalhar na disciplina:

– Estudei pedagogia no meu doutorado em teatro e a ideia de usar Brecht veio do fato de que os textos didáticos do Brecht mexem com o espaço da cena e com o próprio texto da peça. Faz parte das peças didáticas que as pessoas mexam no texto. Eram peças pensadas para promover reflexões também para “não-atores” – diz Vicente.

Quem não puder acompanhar a apresentação da premiada Baden-Baden ainda terá a oportunidade de conferir o espetáculo nos dias 20 e 21 de outubro, no Sesc Prainha.

Continua depois da publicidade

Agende-se

O quê: Baden-Baden Quando: hoje, às 22h

Onde: Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito (retirada de senhas 1h antes do início do espetáculo)