Não resta dúvida de que a cereja do bolo da Jordânia é Petra, eleita em 2007 uma das sete novas maravilhas do mundo. Realmente, a cidade escondida entre cânions e montanhas é maravilhosa. Preserva imponentes templos e tumbas esculpidos na rocha pelas tribos do deserto que habitavam a região há milhares de anos.

Continua depois da publicidade

Ver esses tesouros não é muito fácil. A gente tem que estar animado, pois a caminhada é longa, e o caminho, difícil. Aguentem firmes porque vale a pena! Mas este pequeno país (menor que Santa Catarina) tem muitas atrações além de Petra e da possibilidade de andar de camelo (experimente nem que seja para uma foto).

A capital, Amã, construída quase toda em pedra branca, tem na Cidadela grandes atrativos históricos, como o Teatro Romano do século 2. A cidade de Jerash também merece ser visitada, com estruturas perfeitamente preservadas, algumas descobertas após escavações, no século passado.

Conhecemos também a aldeia cristã de Madaba, onde se encontra um histórico mapa da Terra Santa, do século 6, feito em mosaico no piso de uma antiga igreja. A importância desse mapa é que, conforme historiadores, ele mostraria os lugares por onde Jesus teria passado.

Outro local muito visitado é o Monte Nebo, de onde, segundo a crença, Moisés teria avistado a Terra Prometida. Ainda hoje, da região podem ser avistados parte do Vale do Jordão, o Mar Morto, Jericó e as montanhas de Samaria e Judeia. Um monumento lembra a passagem do papa João Paulo II no Monte Nebo, por ocasião do Jubileu, em 2000.

Continua depois da publicidade

Na gastronomia, destacamos as delícias dos doces servidos no final do Ramadã (período de jejum muçulmano).

Um fato fez com que esta viagem ficasse inesquecível para nós. O Amilton esqueceu a aliança (de bodas de prata) no hotel. Comunicamos ao guia local, que prontamente fez alguns telefonemas e disse que a gente não precisava se preocupar, que a aliança chegaria ao Brasil. Seguimos a viagem, um pouco tristes, não acreditando muito na devolução. Alguns dias após termos chegado ao país, a aliança retornou ao dedo do Amilton, e nós tivemos mais um ensinamento sobre confiança e honestidade.

Perfil

Amilton Gazzo, 68 anos, e Eloisa Possebon Gazzo, 60 anos, são nutricionistas em Canoas

Lugares que conhecem: Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Croácia,Chile, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, EUA, Eslovênia. Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Jordânia, México, Montenegro, Noruega, Portugal, Polônia, Paraguai, Principado de Liechtenstein, República Tcheca, Suíça, Suécia, Turquia, Uruguai.

Ainda pretendem conhecer: Alasca, Grécia, Irlanda, Escócia

Confira as fotos da Jordânia que leitores mandaram para o Seu Olhar