Brasil, tênis e Roland Garros. Ao pensar nestes três tópicos, é impossível não vir à mente o nome de um dos maiores atletas da história do país: Gustavo Kuerten. E é justamente em Santa Catarina, berço do tricampeão do Grand Slam francês, que jovens talentos da modalidade vão tentar repetir os passos do ídolo.
Continua depois da publicidade
De quinta-feira até domingo, o Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, será palco do Roland-Garros Junior Wild Card Series. Ao todo, serão 32 atletas (16 no masculino e 16 no feminino) na categoria 18 anos lutando pelo título que vale muito. Os campeões de cada naipe viajarão, com tudo pago, para Paris, onde enfrentarão os vencedores da mesma seletiva da China e da Índia. O vencedor deste confronto garante um lugar na chave juvenil do Grand Slam francês.
O que nem todo mundo sabe é que antes de 1997 Gustavo Kuerten já fazia sucesso no saibro de Paris. Três anos antes de vencer o título de simples, ele foi campeão nas duplas do torneio juvenil ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti. Ou seja: participar do torneio francês, ainda que na juventude, pode abrir a porta para uma carreira vitoriosa.
O Roland-Garros Junior Wild Card Series reúne algumas das principais promessas do país e terá jogadores de todas as regiões do Brasil, representando 12 estados. No ano passado, no masculino, o campeão foi Mateo Reyes, que defendia justamente o Itamirim, clube que seria o evento neste ano.
– A gente tem alguns torneios no ano, em nível nacional não tenho dúvida o que vai ter melhor no aspecto do índice técnico, com os melhores participantes, porém, não em quantidade de atletas e categorias. Mas quanto à qualidade de tênis é o mais importante do Brasil – disse o presidente da CBT, Rafael Westrupp.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de abertura foi ontem, e os jogos começam hoje, com entrada gratuita para o público. Como as chaves já começam nas oitavas de final, quem vencer quatro jogos terá mais um troféu para a coleção e o passaporte carimbado para embarcar para a França.
Em quem ficar de olho
João Victor Loureiro
16 anos
Mineiro que mora em Joinville

Guilherme Brizuela
17 anos
Paranaense, mas treina em Itajaí

Namie Isago
17 anos
Treina e vive Joinville, onde nasceu

Lívia Cavalcanti
17 anos
Piauiense que treina em B. Camboriú

Thaís Maciel
18 anos
Paranaense, mas treina em Itajaí

Priscila Janikian
16 anos
Natural de SP, mas mora em Floripa
