Ainda que não tenha a mesma imponência de eventos mundialmente consagrados, como o Tour de France, o Giro da Itália e a Volta da Espanha, o Tour de Santa Catarina está entre os principais do Brasil e pode levar ao sucesso os seus conquistadores.

Continua depois da publicidade

É nisso que acredita gente como o carioca David Leite da Silva, de 30 anos. Ciclista profissional há apenas três, David tinha o sonho de vir a Santa Catarina participar da famosa competição. Treinou bastante, especialmente nas montanhas da região onde vive, no Sul do Rio de Janeiro, e veio preparado.

Na primeira etapa, ontem, David foi o grande vencedor. A vitória, a primeira da sua vida em uma prova de expressão, lhe dará o direito de usar hoje, na etapa entre Timbó e Ibirama, a cobiçada camisa amarela, destinada ao líder da competição.

David sabe das dificuldades que terá pela frente, mas após conquistar a etapa mais comprida do Tour de SC, sente-se ainda mais confiante.

Continua depois da publicidade

– No plano pessoal, é a realização de um sonho de vida. E para o currículo, é uma ótima conquista que poderá abrir muitas oportunidades na minha carreira – diz David, que consegue se defender bem em sprint (arrancada no final da prova) e subidas, o que lhe credencia entre os favoritos nas etapas finais do Tour de SC, quando os atletas enfrentarão enormes montanhas, dentre as quais, a famosa Serra do Rio do Rastro.