Se você escrever a palavra “vem” na busca do google, a sentença que ele sugere para a busca na internet é “vem sean penn”. A notícia está no Diário de Notícias, de Lisboa, no The Brazilian Post, de Londres, e em tudo que é lugar na mídia brasileira. Até seus amigos já devem ter compartilhado essa história no Facebook e no Twitter. Está todo mundo falando da campanha do filme brasileiro Colegas, que criou a hashtag #vemseanpenn.
Continua depois da publicidade
Em um vídeo de pouco mais de cinco minutos, a produção do filme contou a história de Ariel Goldenberg, protagonista de Colegas e portador de síndrome de down, assim como os atores Breno Viola e Rita Pokk, que também fazem parte do elenco. O vídeo traça o seguinte paralelo: Ariel foi atrás do seu sonho, virou mundos e fundos para se tornar ator e agora é um astro do cinema. Para ele, nada é impossível e agora ele tem um novo sonho: trazer Sean Penn para a estreia de seu filme nos cinemas, no dia 1º de março.
Ilustrado com imagens de dezenas de filmes famosos, como ET – O Extraterrestre, Forrest Gump, Toy Story, Matrix, Rocky, Sociedade dos Poetas Mortos e O Terminal – o filme mostra que a equipe do filme está muito afiada em marketing. Criou uma campanha que se tornou viral na internet e que apela para a menina dos olhos de todo publicitário que se preze atualmente: as redes sociais.
O vídeo já foi visto por mais de 650 mil pessoas. Além do próprio Ariel pedir a vinda de Sean Penn, vários famosos entraram na dança. Juliana Paes, Sérgio Marone, Gabriela Duarte, Juliana Didone, Caio Castro, Rogério Flausino, Susi Rego, Lima Duarte, e até os integrantes do CQC Danilo Gentilli e Marco Luque pedem: vem Sean Penn!
Continua depois da publicidade
Ariel Goldenberg tem 31 anos e é casado com a colega de elenco Rita Pokk. Eles também foram protagonistas do documentário “Do Luto à Luta” (2005), de Evaldo Mocarzel. Fã de cinema desde criança, Ariel fez curso de teatro e começou a fazer pequenas participações em programas de TV. Ele fez uma participação no seriado Carga Pesada, da TV Globo, em 2005 e na série La mandrágora, em 2007. Em 2010 ele fez parte do elenco do curta metragem Ouija.
Colegas
O filme ganhou os prêmios de melhor longa-metragem e melhor direção de arte e Ariel Goldenberg recebeu o prêmio especial do júri no no Festival de Cinema do Gramado 2012.
– Quero mostrar esse kikito não só para a minha mãe, mas para o mundo inteiro – declara Ariel em imagens mostradas na campanha #VEMSEANPENN.
Continua depois da publicidade
Colegas também foi eleito o melhor filme brasileiro pelo público na Mostra de Cinema de São Paulo, de 2012. O enredo conta a história de três amigos com síndrome de Down que decidem fugir da instituição onde moram para concretizar vários sonhos, como ver o mar ou casar.
No filme, a inspiração dos personagens é o filme Thelma e Louise, com Susan Sarandon e Geena Davis. Assim, como o vídeo da campanha nas redes sociais, Colegas é cheio de referências a clássicos do cinema como Pulp Fiction, Cães de Aluguel, E o Vento Levou e Psicose.