O técnico Marquinhos Xavier anunciou, na quinta-feira (18), a lista dos 15 atletas que vão representar a seleção brasileira na Copa do Mundo de Futsal de 2024, no Uzbequistão, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro. Nesta sexta-feira (19), o treinador concedeu entrevista à CBN Joinville para falar sobre o mundial e a relação dos convocados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Maior campeã do torneio Fifa, com cinco títulos, a seleção, assim como no futebol, vive um jejum. Desde 2012, a seleção de futsal não vence a Copa do Mundo. Para Marquinhos Xavier, não há favoritismo no torneio.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
— O equilíbrio é muito grande. Temos um potencial técnico alto, mas não é o mesmo de dez anos atrás se olhar o individual da Seleção Brasileira. Hoje, se busca coletividade, entrosamento, repetição de convocações, para que, talvez, a gente tenha um destaque individual. Dividimos o protagonismo com pelo menos seis seleções — afirma o treinador.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da Seleção Brasileira de Futsal
Como o regulamento da competição permite apenas 14 jogadores na relação final, um deles será cortado até a estreia.
— É um ciclo antagonista, foi muito bom, aproveitei bastante, mas acabou tendo um ciclo curto. Tivemos dois anos e meio para trabalhar. Aproveitei também o entrosamento. Se rodar muito a seleção, você não tem o conjunto. Nesse ciclo, rodamos com 54 jogadores em 13 convocações. É pouco tempo, seleção você não tem muito treino — disse.
O Brasil está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. Na última participação, em 2021, a seleção chegou até as semifinais, quando perdeu por 2 a 1 para a Argentina.
Continua depois da publicidade
— Temos que assumir a responsabilidade de ser protagonistas do grupo e garantir o primeiro lugar. É uma expectativa nossa, dos torcedores e do futsal mundial. O Brasil saindo em primeiro, não troca de sede, fica no mesmo local até a final. Se mudar, gera desgaste — completa o técnico.
O período de preparação da seleção começa no dia 10 de agosto, em Nova Friburgo (RJ), e a viagem ao Uzbequistão acontecerá no dia 2 de setembro. No país asiático, o Brasil fará dois amistosos contra os donos da casa antes da estreia.
Lista de convocados
- Goleiros: Guitta (Ukhta-RUS), Diego Roncaglio (Anderlecht-BEL) e Willian (Norilsk Nickel-RUS);
- Fixos: Marlon (ElPozo-ESP), Neguinho (Palma-ESP) e Lucas Gomes (Magnus Sorocoba);
- Alas: Dyego Zuffo (Barcelona-ESP), Leandro Lino (Magnus Sorocaba), Felipe Valério (ElPozo-ESP), Arthur (Benfica-POR), Marcel (ElPozo-ESP) e Marcênio (Jaraguá);
- Pivô: Ferrão (Semey-KAZ), Pito (Barcelona-ESP) e Rafa Santos (ElPozo-ESP).
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Paris 2024: Vila Olímpica é aberta oficialmente, veja fotos e curiosidades
Conheça o mascote de Paris 2024, as Phryges
Triatlo brasileiro chega com chances reais de medalhas em Paris 2024