Quando começaram os primeiros esboços do que seria o fio condutor do oitavo ano do projeto Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), os diretores criativos Jackson Araújo e Luca Predabon já sabiam que a busca por uma identidade para o Estado seguia apoiada na resort culture. Entre as características dessa cultura estão o outdoor lifestyle, nightlife efervescente, representatividade nos esportes e na indústria náuticos, alta gastronomia e uma rede hoteleira internacional. Como aposta para 2013, foram atrás de personalidades catarinenses que representam essa identidade no dia a dia, em experiências, em histórias.
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– Para começar a fazer com que isso seja uma bandeira levantada por todos, a gente precisava eleger pessoas, elencar, descobrir profissionais e talentos que têm a ver com esses comportamentos. Mostramos como a descoberta de um comportamento pode gerar produto, marketing, comunicação, consumo e uma mudança de atitude. A partir daí, os times foram convidados a encontrar dentro da cultura resort comportamentos relevantes e personagens que representem isso de uma forma bastante verdadeira.
É também uma possibilidade de que o projeto saia definitivamente do trânsito escola- indústria e passe a ser relevante na sociedade como um todo, não só na indústria, mas em outro cenários – explica Jackson.
A mergulhadora Karol Meyer e os velejadores Flávio Jardim e Diogo Guerreiro. Fotos: Susana Pabst/Divulgação
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Os times a que ele se refere são a mola de propulsão do SCMC. O encontro entre os estudantes e as indústrias formam o projeto que, por meio de programas de atualização, capacitação, interação e networking, busca fomentar o mercado de moda e design de Santa Catarina. Durante um ano, desde 2005 quando foi criado, os times passam por uma espécie de MBA com uma avalanche de informações disseminadas através de diferentes exercícios. O que se quer é estimular a criatividade de nossos futuros profissionais. É um passo importante para uma cadeia comercial que gera cifras consideráveis e levam nosso Made in SC para outras fronteiras.
No próximo dia 30, ocorre o evento final da temporada 2013 no Stage Music Park, em Florianópolis. Os 21 times apresentarão em instalações uma capsule collection de looks inspirados em um dos personagens escolhidos – entre eles, a mergulhadora Karol Meyer, o chef de cozinha Vitor Gomes, o tenista Guga Kuerten e a DJ Emmy Betiol.
– O fato de a gente estar batendo na tecla da autoestima, da diferenciação, da importância de um posicionamento, por que não, político desta moda, é porque sim nós fazemos parte de um mundo globalizado. Mas hoje não queremos ser só o manezinho da Ilha, a gente quer ser o manezinho da Ilha para o mundo, a gente quer ser reconhecido pela nossa cultura. Todas as indústrias e mercados que se organizaram dessa forma, colocando o made in Índia, Made in China e o made in Rio tiveram uma grande sacada. E, nós ao contrário do Rio, que de certa forma é um parâmetro para a gente olhar, podemos nos posicionar de uma forma muito relevante, com a natureza preservada, isso faz muita diferença. Todo mundo quer esse novo luxo. Todas as coisas que me interessaram, que são verdadeiras e importantes são coisas simples, os sabores locais, o aconchego – sentencia o diretor criativo.
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Os chefs Vitor Gomes e Narbal Corrêa. Fotos: Susana Pabst/Divulgação
Inspiração gastronômica
O estudante Mateus Lanser, 17 anos, é um dos integrantes do time que reúne o Senai de Blumenau e a Cia. Hering, empresa participante desde a primeira edição do Santa Catarina Moda e Cultura. O personagem escolhido pelo grupo é o chef Alysson Müller, colunista do caderno Gastronomia do Diário Catarinense. Chefs de renome no Estado como Vitor Gomes e Narbal Corrêa também serviram de inspiração para outros times.
– Durante o processo de escolha desse representante, um dos tópicos, a alta gastronomia, nos chamou a atenção. Depois conhecemos a história do Alysson, a relação dele com os alimentos, com as matérias- primas do Estado e a reinvenção das receitas. Tem tudo a ver com a resort culture – conta Mateus, estudante do curso técnico em Produção de Moda, que, quando se formar, pretende atuar na empresa da família, em Blumenau, focada na linha fitness.
Para desmembrar o lifestyle do chef por meio de peças como calças, camisetas, bermudas e camisas com capuz, o time manteve a proposta da Hering já defendida no ano passado, o loungewear.
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– Como a Hering tem o apelo da roupa confortável, para usar em casa, unimos vários aspectos da vida do Alysson e sua relação com a culinária com a história da empresa e do próprio Museu da Hering. Todo esse material em uma única personalidade. Misturas como essas, de arte, gastronomia e moda, chamam a atenção de profissionais do setor.
O empresário Juliano Mendes e o velejador Vilfredo Schürmann. Fotos; Susana Pabst/Divulgação
Em 2010, a então colunista da Folha de S. Paulo Vivian Whitemann, listou o SCMC entre os mais importantes projetos do setor ao lado da São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e Minas Trend. Colunista da revista Vogue Brasil, a jornalista Alexandra Farah conheceu o evento final em 2012.
– É fundamental que este tipo de projeto se fortaleça. Vocês têm um Estado com grandes empresas, é preciso estimular a criatividade dos profissionais. Fazer com que circulem, que vejam o que está acontecendo. É saudável. Mas não pode se transformar somente em uma plataforma de marketing. As pessoas que fazem a indústria precisam abraçar de uma maneira verdadeira – finaliza Farah.
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Nesta edição, o Santa Catarina Moda e Cultura apresenta os trabalhos do ano em evento dia 30, às 19h, no Stage Music Park, em Florianópolis. Confira as atrações do SCMC Resort Culture Club:
EXPOSIÇÃO
Estilistas Revelação SCMC
Exposição da quatro marcas de alunos que participaram das edições anteriores do projeto. São elas: Brantê, Luiza Ferreira, Cycleland e Ame
Mostra Duna
Se propõe a difundir propostas artísticas em múltiplas técnicas e processo. Exposição de Ana Batista, Felipe Caprestano, Fernando Weber, Flavia Tronca, Nestor Jr., Pablo Paniagua, Rodrigo Level e Scartank
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Mostra Index Design SC
Integrante da V Bienal Brasileira de Design, que ocorre em 2015 em Florianópolis, e apresenta o design catarinense
MÚSICA
SHOW
A cantora Maria Luiza, 17 anos, é uma das revelações da nova geração da música popular brasileira
DJs
Apresentações dos DJs Dado Prisco, Renee Mussi, Ricardo Lin e Koze Internacional
GASTRONOMIA
MENU
Fabio Espinosa, chef e proprietário do Bistrot Mamma Lu, reinterpreta a gastronomia regional. Entre os pratos do cardápio, ceviche de corvina ouro de Porto Belo, chia e chips de banana; hot dog hackapetter com cachaça de butiá, mostarda alemã e pão de páprica; e cake pop de cuca de banana com farofa e geleia de xinxin
TIMES E PERSONAGENS
Altenburg + Udesc
Sebastian Ribeiro, kitesurfista
Audaces + Udesc
Diogo Guerreiro e Flávio Jardim, velejadores
Brix Jeans + Univali
Raphael Langowiski, artista plástico
Círculo + Univali
Vicky Schauffert Rossmark Schramm, blogueira
Dalila + Senai Blumenau
Emily Betiol, DJ e designer
Daniela Tombini + Senai Criciúma
Karol Meyer, mergulhadora
Digra + Assevim
Maurício Grando, owner da Villagio Grando
Dudalina + Uniasselvi Indaial
Lorena Krueger, owner da Estaleiros Kalmar
Fakini + Univali
Teco Padaratz, surfista
Hering + Senai Blumenau
Alysson Müller, chef do Rosso Cozinha Regional
HI Etiquetas + Univali
Vitor Gomes, chef do Ponto G
Hoepcke Bordados + Udesc
Caio Cezar, fotógrafo
Karsten + Assevim
Vilfredo Schürmann, velejador
Kyly + Senai Joinville
Guga Kuerten, tenista
Lancaster + Suh Pabst
Todos os personagens
Marisol + Senai Jaraguá do Sul
Michele Noboa, contorcionista
Modus.org + Univali Ilha
Juliano Mendes, empresário
Oceano + Senai Blumenau
Gazu, músico
Printbag + Udesc
Jonatha Junge, cicloturista
Tecnoblu + Udesc
Narbal Corrêa, chef e mergulhador
Von der Völke + Udesc
Duda Cunha, empresário
SCMC Resort Culture Club
Sábado, 30 de novembro, às 19h
Stage Music Park – Rodovia Jorn. Maurício Sirotsky Sobrinho, 1, Jurerê Internacional, Florianópolis
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Entrada gratuita (ingressos devem ser impressos em resortculture.com.br)