Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, vende mais pacotes turísticos usando o argumento da Copa de 2014 do que Cuiabá, no Mato Grosso.
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O detalhe é que Campo Grande não terá nem um minuto de bola rolando no ano que vem: a cidade-sede escolhida pela Fifa foi Cuiabá. O fato mostra a falta de uma política bem definida para estimular o turismo na capital mato-grossense.
É o próprio secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício, quem admite que a capital do Estado vizinho vem tendo melhores resultados, embasado em dados da Embratur. A 15 meses do Mundial, Cuiabá encontra dificuldades para divulgar suas belezas naturais ao mundo, enquanto Campo Grande já vende pacotes oferecendo estadia e visitas ao Pantanal e passagens a Cuiabá, de avião, a preços módicos (em torno de R$ 60). Cerca de 80% da região pantaneira encontra-se em Mato Grosso do Sul e 20% em Mato Grosso.
– Temos conhecimento disso e vamos desenvolver algumas ações para tentar mudar – afirmou Fabrício.
Uma delas seria montar, até o final do ano, um quiosque no Shopping Rio, na capital fluminense, para divulgar a cidade e as belezas naturais de Mato Grosso, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.
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– Na nossa pesquisa, consta que 50 mil pessoas por dia transitam diariamente pelo shopping, quase metade, estrangeiras – afirmou o secretário.
A situação da divulgação causa preocupação ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), que já se queixou ao governo estadual da pouca exploração turística.
– Sem nem ser sede, Mato Grosso do Sul tem explorado melhor suas qualidades, associando-as à Copa de maneira mais eficiente do que nosso Estado. É preciso rever alguns conceitos – afirmou.
Nos cálculos da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) do Estado, são esperados em Mato Grosso, para o evento, aproximadamente, 70 mil turistas. Segundo Marcus Fabrício, o maior atrativo para os turistas que vêm para o Mundial são as belezas naturais. E, segundo a Embratur, Cuiabá está em penúltimo lugar entre as 12 cidades-sede da Copa na lembrança de operadores turísticos. Perde apenas para Manaus.
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– Quando o assunto é ponto turístico, porém, estamos em segundo lugar, por causa do pantanal – afirma.
Marcus Fabrício explicou que o setor hoteleiro de Cuiabá, utilizado prncipalmente por visitantes a negócios, precisa de melhorias. Entre as açõs que a Secretaria de Turismo de Cuiabá pretende adotar para mudar esse cenário, além do quiosque no shopping carioca, está a participação no evento “Goal To Brasil”, a ser realizado em Lima, no Peru, no dia 29 de abril deste ano.
O principal objetivo do evento é promover no mercado internacional, por meio de exposições e workshops, os atrativos turísticos brasileiros e as cidades que sediarão o Mundial. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Turismo para saber das ações programadas para a área, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.